Em busca de alcançar chance de resolver rivalidade com Alex Poatan e ser atleta responsável a roubar cinturão do brasileiro, Anthony Smith aceitou se apresentar de última hora no UFC Vegas 83 e teve planos frustrados. Azarão nas casas de apostas, o lutador não suportou os golpes contundentes de Khalil Rountree Jr. e foi nocauteado no terceiro assalto.
Atual oitavo colocado no ranking dos meio-pesados (até 93kg.) Smith vivia expectativa de derrotar compatriota e ganhar passaporte direto para duelo pelo cinturão contra Poatan. Veterano da organização, o atleta desperdiçou oportunidade e se afastou do campeão após perder para o 11 da categoria.
Por outro lado, Khalil Rountree Jr. pode roubar posição ocupada pelo ‘Coração de Leão’ e dar mais um passo rumo a chance inédita de luta pelo título na organização. Este foi o maior desafio do atleta até o momento no Ultimate.
Sem dar espaço para o rival, amthony sminth começou duelo caminhando para frente e encurralando Khalil Rountree Jr. apesar de não desferir nenhum golpe, o veterano dominava o centro do octógono e impedia o rival de utilizar seus melhores golpes. na contramão do esperado, Khalil mudou de estratégia e recorreu à luta agarrada, levando Smith até a grade. Com jabs limpos, Rountree abriu sangramento no nariz do adversário e começou a ter sucesso na trocação. Já nos segundos finais do primeiro round, Khalil encaixou mão pesada no rosto do ‘Coração de Leão’, mas evitou desperdiçar energia para tentar nocautear compatriota.
Já no segundo round, Smith tentou aplicar queda após absorver duro chute na linha de cintura. Apesar da tentativa, Rountree defendeu e em seguida foi contragolpeado com duro cruzado do rival. Em confronto eletrizante, os atletas se recusavam a cair e buscavam nocaute a todo momento. Após grande ritmo apresentado, os lutadores mudaram estratégia e foram mais cautelosos nos momentos finais do segundo do assalto.
Já no terceiro assalto, Smith seguiu caminhando para frente, mas foi recebido com duros golpes de Rountree e acabou não suportando o peso dos golpes do adversário, sendo nocauteado no início do último round.
CARD PRINCIPAL (00h, horário de Brasília)
Peso galo (até 61,2kg): Song Yadong x Chris Gutierrez
Peso meio-pesado (até 93kg): Khalil Rountree Jr. derrotou Anthony Smith por nocaute técnico (socos) aos 56s do R3
Peso leve (até 70,3kg): Nasrat Haqparast derrotou Jamie Mullarkey por nocaute técnico (socos) aos 1m44s do R1
Peso galo (até 61,2kg): Tim Elliot derrotou Su Mudaerji por finalização (Katagatame) aos 4m02s do R1
Peso médio (até 83,9kg): André Sergipano derrotou Jun Yong Park na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
CARD PRELIMINAR (21h, horário de Brasília)
Peso meio-médio (até 77,1kg): Kevin Jousset derrotou Kenan Song na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso mosca (até 56,7kg): Hyun Sung Park derrotou Shannon Ross por nocaute técnico aos 3m59seg. do R2
Peso leve (até 70,3kg): Steve Garcia derrotou Melquizael Costa por nocaute técnico aos 1m01seg. do R2
Peso galo (até 61,2kg): Luana Santos derrotou Stephanie Egger na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)
Peso mosca (até 56,7kg): Tatsuro Taira derrotou Carlos Hernandez por nocaute técnico aos 54seg. do R2
Peso palha (até 52,1kg): Talita Alencar derrotou Rayanne dos Santos na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)