Protagonistas do UFC Las Vegas 83, Song Yadong e Chris Gutierrez realizaram luta sem muitas emoções. Em duelo técnico, o chinês fez jus ao favoritismo e provou ter capacidade de atuar em todas as áreas. Disposto a mesclar em sua estratégia, o atleta não deu chances para ‘El Guapo’ e dominou norte-americano no departamento da luta em pé e no solo, garantindo triunfo na decisão unânime dos juízes.
Atual sétimo colocado no ranking dos galos (até 61,2kg.) Yadong evitou se arriscar contra o adversário e adotou postura segura durante cinco rounds. Apesar de ter tido momentos de perigo, o chinês evitou aumentar o passo para nocautear e se preservou enquanto confundia o rival com quedas e golpes alinhados.
Convocado de última hora, Gutierrez vivia expectativa de dar salto na categoria e roubar posição do rival. Azarão nas casas de apostas, o 15 colocado no ranking não teve respostas ao plano do adversário e foi frustrado ao longo do confronto que durou 25 minutos. Vitorioso em seu penúltimo duelo, ‘El Guapo’ foi impedido de alcançar segundo triunfo consecutivo na organização.
Em postura respeitosa no primeiro assalto, Yadong e Gutierrez evitaram se arriscar com golpes contundentes e apostaram em chutes para encontrar melhor distância. Já no meio do round, o chinês foi quem tomou iniciativa e iniciou controle das ações, caminhando para frente e acertando socos retos no rival.
A partir do segundo assalto, o chinês passou a apostar na luta agarrada, a fim de confundir o rival durante o confronto. Com começo na luta em pé, Yadong não hesitou e quedou Gutierrez com facilidade. Disposto a dominar o adversário, a promessa dos galos se mantinha ativa por cima e golpeava sem muita contundência.
Após perceber que plano utilizado era o ideal, Yadong passou a utilizar seu Wrestling como maior aliado para frustrar Chris e conseguiu aplicar grande domínio, garantindo vitória na decisão unânime dos juízes.
CARD PRINCIPAL (00h, horário de Brasília)
Peso galo (até 61,2kg): Song Yadong derrotou Chris Gutierrez na decisão unânime dos juízes (50-45, 50-44, 50-45)
Peso meio-pesado (até 93kg): Khalil Rountree Jr. derrotou Anthony Smith por nocaute técnico (socos) aos 56s do R3
Peso leve (até 70,3kg): Nasrat Haqparast derrotou Jamie Mullarkey por nocaute técnico (socos) aos 1m44s do R1
Peso galo (até 61,2kg): Tim Elliot derrotou Su Mudaerji por finalização (Katagatame) aos 4m02s do R1
Peso médio (até 83,9kg): André Sergipano derrotou Jun Yong Park na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
CARD PRELIMINAR (21h, horário de Brasília)
Peso meio-médio (até 77,1kg): Kevin Jousset derrotou Kenan Song na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso mosca (até 56,7kg): Hyun Sung Park derrotou Shannon Ross por nocaute técnico aos 3m59seg. do R2
Peso leve (até 70,3kg): Steve Garcia derrotou Melquizael Costa por nocaute técnico aos 1m01seg. do R2
Peso galo (até 61,2kg): Luana Santos derrotou Stephanie Egger na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)
Peso mosca (até 56,7kg): Tatsuro Taira derrotou Carlos Hernandez por nocaute técnico aos 54seg. do R2
Peso palha (até 52,1kg): Talita Alencar derrotou Rayanne dos Santos na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)