Le se diz surpreso com doping e questiona ‘alta imprecisão’ de exames realizados

C. Le (foto) se disse inocente após ser flagrado no doping. Foto: Josh Hedges/UFC

C. Le (foto) se disse inocente após ser flagrado no doping. Foto: Josh Hedges/UFC

Flagrado no exame antidoping com um alto nível de hormônio de crescimento (GH) em seu organismo, Cung Le questionou o resultado e se mostrou surpreso com o exame, realizado após sua luta mais recente, quando foi nocauteado por Michael Bisping no UFC Macau, no mês passado.

Publicidade

O vietnamita, que foi suspenso por um ano pelo UFC pelo ocorrido, relatou que foi aprovado em todos os testes que havia feito antes e até mesmo depois do combate. “Eu fiquei completamente surpreso com os resultados do meu recente exame antidoping. Fui informado pelo UFC que passei nos exames pré e pós lutas que fiz, assim como na maioria dos exames de sangue, com a única anormalidade sendo um nível elevado de hormônio de crescimento. Testei negativo para anabolizantes, estimulantes, diuréticos e agentes mascarantes, e meu nível de testosterona estava dentro dos limites da WADA [Agência Mundial Antidoping]. A Comissão de Nevada aprovou meus exames de urina e sangue coletados antes e depois da luta, o que faz com que esse resultado seja difícil de aceitar como o correto”, argumentou Le, em depoimento divulgado pela empresa que gerencia sua carreira.

O lutador, de 42 anos de idade, também apontou para a “alta taxa de imprecisão” dos exames feitos atualmente para detectar o nível de GH no organismo e declarou ser inocente. “Fui informado que há muitas razões possíveis para que o nível de GH exceda o que é permitido de forma desconhecida e meus médicos estão pesquisando essas possibilidades, o que pode incluir um problema de saúde muito mais sério. Também fui informado sobre a falta de confiabilidade nos atuais exames de GH e sua alta taxa de imprecisão. Quero reiterar aos meus fãs que eu não tomo substâncias que melhoram a performance ou qualquer coisa que aumente o meu nível de GH”, concluiu.

Publicidade

Os exames antidoping do UFC Macau foram conduzidos pelo próprio Ultimate, já que não há uma comissão atlética no local para realizar os testes. Originalmente, a organização anunciou que o lutador havia sido suspenso por nove meses, mas depois corrigiu a informação, com a suspensão sendo de um ano.

Publicado por
Bruno Ferreira
Leia mais sobre: Cung Ledoping