O penúltimo evento do Ultimate na temporada 2023 sofreu mudança drástica nas vésperas de sua realização. Inicialmente, o show, que acontece neste sábado (9), aconteceria em Xangai (CHI), mas acabou sendo realocado para Las Vegas nos últimos dias. O desfecho, no entanto, não é caso isolado na história do UFC.
Abaixo, a equipe do SUPER LUTAS reuniu momentos em que cards tiveram suas sedes alteradas.
Em 2014, o UFC 178 tinha Toronto (CAN) como sede inicial. O show, marcado para 27 de setembro daquele ano, no entanto, foi transferido para Las Vegas (EUA).
O evento teve como principal estrela Demetrious Johnson, que, à época, reinava absoluto no peso mosca (até 56,7kg.). Na ocasião, a lenda do MMA finalizou Chris Cariaso e somou a quinta defesa de título.
No card, o Brasil contou com uma representante. Amanda Nunes, que iniciava sua trajetória na companhia, acabou nocauteada por Cat Zingano.
Em 2018, uma polêmica envolvendo Jon Jones forçou uma mudança de última hora na realização do UFC 232. Com pendências a resolver, na época, com a Comissão Atlética de Nevada, ‘Bones’ seria impedido de competir em Las Vegas (EUA).
Para não perder a disputa de cinturão entre sua grande estrela e Alexander Gustafsson, Dana White e sua equipe transferiram o show para Los Angeles (EUA). Após os trâmites, Jones superou o sueco em revanche e reassumiu o título dos meio-pesados (até 93kg.).
O evento também foi marcado pelo histórico embate entre Amanda Nunes e Cris Cyborg. No embate das lendas brasileiras, válido pelo título dos penas (até 65,7kg.), a baiana chocou o mundo ao nocautear a curitibana de forma relâmpago.
O ano de 2020 ficou marcado pela pandemia da Covid-19, que provocou drama histórico no mundo, gerando milhões de mortes ao redor do globo. Com a gravidade do momento, diversos eventos esportivos passaram por adaptações severas na tentativa de adequação ao contexto.
No MMA, o Ultimate interrompeu suas atividades após a realização do UFC Brasília, em março daquela temporada. O show em questão, foi realizado com portões fechados.
Após dois meses de paralização, o Ultimate retomou os cards, levando confrontos para Jacksonville (EUA). Depois de três eventos consecutivos na ‘VyStar Veterans Memorial Arena’, a companhia adotou sua sede em Las Vegas, o UFC Apex, como ‘refúgio’ para as lutas que seriam rearranjadas ou remarcadas.
Em 2020, Dana White e sua equipe seguiram surpreendendo com a capacidade de se reinventar no momento de crise mundial. O time criou a ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi. Nos Emirados Árabes, os agentes firmaram parceria que, até nos dias de hoje, rendem frutos.
Mesmo com a situação da pandemia controlada, o UFC Apex segue como casa para a grande maioria dos ‘Fight Nights’ nas temporadas.
Em fevereiro de 2023, o Ultimate tinha confirmado um card para a Coreia do Sul. O show teria como luta principal o confronto entre os ‘gigantes’ Sergei Spivak e Derrick Lewis.
Apesar do plano inicial, o evento não acabou acontecendo no oriente. Por fim, o russo e o norte-americano dividiram o octógono no UFC Apex.
No embate, Sergei finalizou Lewis no primeiro round.