Treinador de José Aldo por muitos anos, Dedé Pederneiras acompanhou o ex-campeão peso pena (até 65,7kg.) em muitos momentos de sua carreira. Entre eles, a fatídica derrota para Conor McGregor no UFC 194 que ocorreu a sete anos atrás. Em postura sincera, o renomado técnico relembrou a atmosfera vivida entre os rivais durante a promoção do confronto.
“O que aconteceu naquela luta ali, porque a luta foi cancelada não sei se vocês lembram. O Aldo tomou chute e giratório treinando na academia e fraturou a costela e aí já estava tudo pronto para a luta. Os caras fizeram uma turnê. Foi a primeira vez q aconteceu no UFC. Viajaram pra mais de 10 países. Dois aviões um em cada avião, decolavam juntos, chegava, fazia a promoção na cidade, xingavam, falavam merd* um do outro. Encontrava no bastidor um falando besteira para o outro. (Durante) 10, 15 dias então já criou um ranço absurdo entre os dois”, disse Dedé em entrevista ao ‘Fala Guerreiro Cast’.
Ao seguir com a fala, o líder da Nova União pontuou privilégio que McGregor teve na organização.
“E aí o McGregor virou campeão (interino), o que foi a primeira sacanagem que aconteceu com o Aldo nessa situação. O Aldo tinha acabado de defender o título dele, tinha pouco tempo. Eles queriam o McGregor campeão porque era o cara que mais vendia, é o cara que mais vende até hoje no UFC. Depois que ele foi campeão (interino) a situação só foi piorando, em falar besteira um para o outro”, continuou.
Por fim, Dedé revelou cenário que poderia ter ocorrido caso o soco do Aldo tivesse atingido primeiro.
“A gente só lembra porque o Aldo foi nocauteado. Mas se você pegar a luta e botar em câmera lenta, o Aldo foi para cima, acertou um cruzado e abriu o supercilio do McGregor milésimos de segundos depois. Quer dizer, se o cruzado do Aldo chega primeiro, quem estava no chão era o McGregor. Então os dois jogaram com muita potência ali e com muita vontade de um matar o outro. Infelizmente o Aldo tomou o primeiro. Aconteceu o que tinha que acontecer”, concluiu.
Ex-campeão dos penas, Aldo teve sequência de defesas de cinturão interrompida após 10 anos devido ao nocaute sofrido para McGregor. Apesar da derrota, o brasileiro ainda voltou a ser campeão da categoria, porém nunca teve a chance de realizar sonhada revanche contra o irlandês.