Em 2003, o sérvio Darko Milicic foi a segunda escolha do Draft da NBA (escolha de atletas vindos das universidades, ensino médio ou exterior pelas equipes da liga profissional de basquete dos EUA), ficando atrás apenas de LeBron James, escolhido na posição de número um pelo Cleveland Cavaliers. Onze anos depois, Milicic abandona o esporte no qual despontou como grande promessa e se prepara para migrar para o kickboxing.
Aos 29 anos, com 2,13m e pesando 125 kg, o ex-jogador de basquete será apresentado pela World Association of Kickboxing Organizations (WAKO Pro) nesta quarta-feira (24) na capital sérvia Belgrado. No novo esporte, Milicic praticará a modalidade K-1 – na qual o combate é de contato, mas as cotoveladas e os golpes no muay thai clinch são proibidos.
No Draft da NBA de 2003, ao rivalizar com LeBron James, considerado por muitos um dos melhores jogadores da história, Darko Milicic foi selecionado anteriormente a nomes como os futuros medalhistas olímpicos Carmelo Anthony, Chris Bosh e Dwyane Wade, além de outros jogadores que viriam a ter destaque na liga, como Kirk Hinrich, o argentino Carlos Delfino e o brasileiro Leandrinho Barbosa.
Apesar da expectativa, Milicic não justificou o investimento do Detroit Pistons e acabou perambulando por outras cinco equipes até finalmente deixar a NBA em 2012. Apesar da trajetória irregular, o sérvio foi campeão da liga com a equipe de Detroit em 2004, mas não participou ativamente da campanha por ter fraturado a mão.