Perto de enfrentar Leon Edwards pelo cinturão dos meio-médios (até 77,1kg.) o UFC 296, Colby Covington decidiu reviver a rivalidade com Kamaru Usman. Vítima do antigo campeão em duas oportunidades, o norte-americano relembrou o nocaute histórico sofrido pelo nigeriano no confronto que determinou a queda do atleta em seu antigo reinado. Polêmico, o ‘Caos’ assumiu parte dos créditos pelo triunfo de seu próximo adversário.
“Eu fiquei chocado, inicialmente. Não esperava que a luta acabasse daquela forma. (…) Usman fez uma leitura errada, recebeu um chute e pagou o preço. (…) Não tenho dúvidas de que eu fui responsável pela derrota dele (Kamaru). Seu queixo nunca mais foi o mesmo depois que eu o enfraqueci. Chutei sua cabeça, cansei suas pernas e, aí, ele pediu descanso. Não é como se Leon tenha feito algo que eu não fiz”, disse Covington, em entrevista ao UFC.
Vítima de ação emblemática de Edwards no UFC 278, Usman mantinha um reinado sólido na divisão. O lutador, no entanto, acabou nocauteado no último round após dominar o adversário por grande parte dos quase 25 minutos disputados.
Antigo campeão interino dos meio-médios, Colby disputará o título pela terceira vez em sua trajetória na companhia. Nas duas primeiras oportunidades, o norte-americano foi superado pelo próprio Kamaru.