Novo campeão dos meio-pesados (até 93kg.), Alex Poatan surpreendeu os fãs ao aparecer ao lado de Rodrigo Minotauro, ex-peso pesado (até 120,2kg.), em foto no Instagram. O paulista mostrou que está em ótima forma física e impressionou pela diferença de tamanho em relação ao veterano. A foto foi postada pelo ex-lutador, que é embaixador do UFC e amigo pessoal do compatriota.
A foto gerou muitos comentários dos fãs, que ficaram impressionados com o porte físico de Poatan. Alguns chegaram a sugerir que ele subisse para os pesados e tentasse o feito inédito de ser o primeiro lutador da história do UFC a ser campeão em três categorias diferentes. Outros, porém, acharam que seria arriscado enfrentar adversários mais pesados e que ele deveria se manter nos meio-pesados.
Questionado sobre a possibilidade, em coletiva de imprensa no UFC 295, o brasileiro declarou que tudo vai depender sobre como seu corpo irá reagir aos próximos anos de sua carreira. Ele entende que, caso haja uma mudança, será apenas no longo prazo.
“Estou com 36 anos. Eu não sei como vai ser daqui dois, três anos. Se meu corpo falar que eu tenho que subir, vou subir”, disse Poatan em entrevista de imprensa após a vitória.
Poatan, que tem 36 anos, é considerado um dos melhores lutadores do mundo na atualidade. O paulista foi campeão duplo do GLORY Kickboxing, a maior organização da modalidade, antes de migrar para o MMA. No UFC, ele estreou em 2021 e rapidamente se tornou campeão dos médios, ao nocautear Israel Adesanya, seu arquirrival.
Em 2023, Alex subiu para os meio-pesados e também conquistou o cinturão, ao nocautear Jiri Prochazka, em uma luta eletrizante. O atleta tem um cartel de nove vitórias e duas derrotas no MMA, sendo seis vitórias no UFC, quatro delas sobre ex-campeões.
Minotauro, por sua vez, é uma lenda do esporte, com passagens marcantes pelo Pride e pelo UFC. Ele foi campeão dos pesados nas duas organizações e protagonizou grandes duelos contra nomes como Fedor Emelianenko, Mirko Cro Cop, Tim Sylvia, Randy Couture, Frank Mir, entre outros. Rodrigo se aposentou em 2015, com um cartel de 34 vitórias, 10 derrotas e um empate no MMA.