Um katagatame mal interpretado pelo árbitro Mike Beltran tirou a vitória de Trey Ogden sobre Nikolas Motta no UFC Vegas 82, realizado neste sábado (18/11), em Las Vegas (EUA). O brasileiro, que estava sendo dominado pelo americano nos três rounds, conseguiu sobreviver a um estrangulamento no final da luta, mas teve o combate interrompido pelo juiz, que achou que ele estava desacordado.
Após revisão das imagens, a luta foi declarada como sem resultado, frustrando Ogden, que estava perto de conquistar sua segunda vitória no UFC.
A polêmica aconteceu no terceiro e último round, quando o norte-americano manteve a estratégia e levou Motta para o solo. O brasileiro foi pego em um katagatame apertado.
Nikolas Motta, então, fechou o olho para se defender, mas estava consciente e se mexendo. No entanto, o árbitro Mike Beltran interrompeu a luta e declarou Trey Ogden como vencedor por finalização. O brasileiro protestou imediatamente e mostrou que estava bem.
Após alguns minutos de confusão, o anúncio oficial foi feito: a luta foi considerada sem resultado, pois o árbitro cometeu um erro ao parar o combate. Ogden reagiu inconformado, enquanto Nikolas respirou aliviado.
O resultado manteve o brasileiro com uma vitória, duas derrotas e uma luta sem resultado no UFC, enquanto o norte-americano ficou com um triunfo, dois reveses e um ‘no contest’.