Francis Ngannou, ex-campeão do peso pesado (até 120,2kg.) do UFC, entrou para o top 10 do ranking mundial do boxe da WBC (Conselho Mundial de Boxe) depois de sua estreia surpreendente no ringue.
O franco-camaronês enfrentou o atual campeão da categoria, Tyson Fury, em outubro, na Arábia Saudita, e perdeu por decisão dividida, mas mostrou muita garra e técnica, chegando a derrubar o favorito na luta.
Ngannou, que trocou o octógono pelas luvas de boxe, foi elogiado pelo presidente da WBC, Mauricio Sulaiman, que anunciou que ele seria ranqueado entre os dez melhores da divisão. O ex-lutador do UFC apareceu na décima posição na atualização semanal do ranking, divulgada pela própria entidade nesta quarta-feira (15).
Com isso, Ngannou se coloca em rota de colisão com alguns dos maiores nomes do boxe atual, como Deontay Wilder, Anthony Joshua e Arslanbek Makhmudov, que ocupam as primeiras posições do ranking, atrás de Fury. O lutador já manifestou seu interesse em enfrentar qualquer um deles em sua próxima exibição.
O ex-campeão peso pesado do UFC, que tem 37 anos, tem um cartel de 17 vitórias e três derrotas no MMA, sendo 11 triunfos por nocaute. Ele então decidiu migrar para o boxe, onde fez uma das lutas mais emocionantes do ano contra Fury, que tem 34 vitórias, nenhuma derrota e um empate em sua carreira.