Uma das cenas mais marcantes do UFC 295, evento realizado no último sábado (11/11), foi o nocaute de Alex Poatan sobre Jiri Prochazka, que lhe rendeu o cinturão meio-pesado (até 93kg.) da organização. O que poucos sabem é que o brasileiro já havia treinado o mesmo golpe que definiu a luta: um cruzado de esquerda na curta distância, após se defender da pressão do adversário.
Um vídeo compilado por internautas mostra Poatan repetindo a mesma movimentação em diversos treinos, ao lado de seus técnicos, incluindo o ex-lutador Glover Teixeira, que também foi campeão da divisão. Nas imagens, é possível ver o brasileiro se esquivando dos ataques simulados e contra-atacando com o cruzado certeiro.
O vídeo viralizou nas redes sociais e impressionou os fãs de MMA, que elogiaram a precisão e a inteligência de Poatan. O lutador, que já foi campeão do peso médio, se tornou o nono atleta a conquistar títulos em duas categorias diferentes no UFC, e o primeiro homem brasileiro a realizar esse feito.
Poatan, que tem um cartel de nove vitórias e duas derrotas no MMA, ainda não tem data definida para sua primeira defesa de cinturão. Já Prochazka, que sofreu sua quarta derrota em 34 lutas, deve ficar um tempo afastado do octógono para se recuperar do nocaute.