Com vitória no UFC 295, Alex Poatan se tornou um dos maiores lutadores brasileiros da história; veja motivos

Alex Poatan fez história no UFC 295. Foto: Reprodução/Twitter/UFC

Alex Poatan fez história no UFC 295. Foto: Reprodução/Twitter/UFC

Alex Poatan é o novo campeão dos meio-pesados do UFC e, de quebra, entra para a história do MMA brasileiro. O paulista nocauteou Jiri Prochazka no segundo round da luta principal do UFC 295, realizado no último sábado (11/11), em Nova York (EUA), e se tornou o primeiro homem nascido no país a conquistar dois cinturões em categorias diferentes na organização.

Publicidade

Além disso, ele também já havia sido incluído no Hall da Fama do Glory, um dos mais importantes eventos de kickboxing do mundo, onde também foi campeão duplo.

Veja Também

Poatan mostrou toda a sua potência e precisão ao acertar um cruzado de esquerda que derrubou Prochazka, que vinha de 13 vitórias consecutivas e tentava recuperar o título após lesão no ombro. O brasileiro não deu chances para o rival se recuperar e aplicou cotoveladas até o árbitro Marc Goddard interromper o combate.

Publicidade

Feito histórico de Alex Poatan

Com esse feito histórico, Poatan se junta a um seleto grupo de lutadores que foram campeões em duas divisões de peso no UFC. Antes dele, apenas Randy Couture, BJ Penn, Conor McGregor, Georges St-Pierre, Daniel Cormier, Amanda Nunes, Henry Cejudo e Jon Jones conseguiram tal proeza. Entre os brasileiros, apenas a Leoa, que foi campeã peso-galo e peso-pena feminino, havia alcançado o status.

Publicidade

Poatan também se tornou o quinto brasileiro a conquistar o cinturão dos meio-pesados, a categoria mais tradicional do país no UFC. Vitor Belfort, Lyoto Machida, Maurício Shogun e Glover Teixeira já haviam sido campeões ou interinos da divisão.

Mas o currículo de Poatan não se resume ao UFC. O lutador também fez história no Glory, o maior evento de kickboxing do mundo, onde foi campeão dos médios e dos meio-pesados. Ele foi o primeiro e único lutador a conseguir esse feito na organização. Por isso, o lutador foi homenageado e incluído no Hall da Fama da organização.

Publicidade

Poatan é, sem dúvida, um dos maiores nomes do MMA brasileiro e mundial. O paulista tem um cartel de nove vitórias e duas derrotas, sendo sete por nocaute. Ele também é o único lutador a ter nocauteado Israel Adesanya, ex-campeão dos médios do UFC. É um fenômeno do esporte e merece todo o reconhecimento e respeito que conquistou.

Publicado por
Igor Ribeiro