Novo campeão do meio-pesado do UFC, Alex Poatan não perdeu tempo e já mirou seu próximo alvo: Israel Adesanya, arquirrival e ex-campeão dos médios (até 83,9kg.). Os dois têm uma longa história de confrontos no kickboxing e no MMA, e o brasileiro quer definir de uma vez por todas quem é o melhor.
Poatan fez história no último sábado (11/11), ao se tornar o segundo brasileiro a conquistar dois cinturões do UFC, ao lado de Amanda Nunes. Ele nocauteou Jiri Prochazka no segundo round, em uma luta eletrizante, e se sagrou campeão dos meio-pesados.
Após a vitória, Poatan desafiou Adesanya, que recentemente anunciou uma pausa na carreira até 2027. O brasileiro disse que quer “salvá-lo” do “exílio” e reacender a rivalidade que os dois têm desde os tempos de kickboxing.
“Nunca sou de chamar ninguém, mas queria uma luta que é interessante para mim. E tenho certeza que vai ser bom para todo o mundo. Uma pessoa que foi muito importante pra mim. Alguém que de alguma forma me incentivou quando eu estava no bar bebendo. Falou que eu ia ficar pra sempre no bar bebendo. Ele também falou recente que vai voltar só em 2027. Da forma que ele me resgatou, quero resgatar. Ele é um talento, não pode ficar esse tempo todo parado. É o Adesanya”, declarou.
Poatan se referiu ao fato de que Adesanya foi um dos responsáveis por sua mudança de vida. O brasileiro, que trabalhou como borracheiro e engraxate, teve problemas com o alcoolismo e encontrou no esporte uma forma de superar o vício. Ele começou no kickboxing, onde enfrentou Adesanya duas vezes e venceu ambas. Uma delas, inclusive, por nocaute.
Quando Poatan migrou para o MMA, ele reencontrou Adesanya no UFC, em 2022, pelo cinturão dos médios. Na ocasião, Alex surpreendeu o mundo e nocauteou o nigeriano no quinto round, tirando sua invencibilidade e seu título.
Adesanya, porém, deu o troco em 2023, quando nocauteou Poatan no terceiro round e recuperou o cinturão.
Desde então, os fãs de MMA esperam pela trilogia entre os dois, que seria a definição de quem é o melhor lutador entre eles. No entanto, Poatan subiu de categoria, Adesanya perdeu para Sean Strickland e decidiu dar um tempo na carreira, o que torna o confronto improvável no momento.