Alex Poatan bate Jiri Prochazka e faz história ao conquistar cinturão dos meio-pesados com nocaute no UFC 295

Publicidade

É tudo dele. Protagonista no UFC 295, realizado neste sábado (11), em Nova York (EUA), Alex Poatan voltou a fazer história no MMA. Escalado para disputar o cinturão vago dos meio-pesados (até 93kg.) do Ultimate, o brasileiro voltou a brilhar no octógono e superou Jiri Prochazka. Com o famoso cruzado de esquerda, o paulista deu início ao castigo diante do tcheco, encerrado com nocaute no segundo round (clique aqui para assistir o nocaute).

Ex-campeão dos médios (até 83,9kg.), Poatan repetiu o sucesso da categoria anterior. Com a vitória, o atleta se insere na seleta lista de lutadores que conquistaram títulos em categorias distintas.

Publicidade

Veja Também

Novo ‘rei’ dos meio-pesados, Alex agregou ainda mais ao MMA brasileiro. O combatente se juntou a Amanda Nunes como no grupo de representantes do país que faturaram cinturões em duas divisões.

Superado por Poatan, Prochazka chegou a assustar o tupiniquim em dados momentos do confronto. Contra o paulista, o tcheco promoveu seu retorno às competições um ano após sofrer grave lesão no ombro.

Publicidade

O tropeço adia o sonho de Jiri em retomar seu antigo título. Após a contusão sofrida na temporada passada, o lutador renunciou ao trono para não ‘travar’ a categoria.

A. Poatan com cinturão do UFC. Foto: Reprodução/Instagram

É do Brasil!

A luta começou com Prochazka tomando a iniciativa com chutes baixos. O primeiro ataque de Alex foi um chute alto, que parou na guarda do adversário. O tcheco respondeu com um upper. Na sequência, Jiri foi à lona após um chute baixo do brasileiro. Prochazka ficou de pé e o desafio voltou a ser disputado no centro do octógono. O paulista seguiu atacando a perna do adversário, que acusava os ataques. Na metade do round, Jiri encurtou a distância e conseguiu queda no oponente. Por cima, o tcheco buscava as transições, enquanto o paulista tentava impedir o avanço do oponente. Nos segundos finais, Prochazka passou a agredir no ground and pound, enquanto o brasileiro tentava resistir às investidas. Quase no fim da etapa, Alex conseguiu ficar de pé e o desafio voltou a ser disputado no centro do octógono, mas não havia mais tempo.

Publicidade

No segundo round, Poatan foi o primeiro a atacar, com um direto. Prochazka respondeu na mesma moeda. Jiri caminhava para frente e tentava acuar o brasileiro próximo às grades. Alex economizava nos ataques e aguardava o melhor momento para golpear. Com dois minutos passados, Prochazka voltou a acusar um chute baixo. O atleta, no entanto, balançou o paulsita com um cruzado. O tcheco era preciso nas ações e agredia com combinações de diretos e cruzados. Após o susto, Poatan voltou a apostar nos chutes baixos. Jiri voltou a encurtar e passou a pressionar o paulista contra as grades. Perto do minuto final, Alex conseguiu se desvencilhar. Nos segundos finais, Prochazka desabou após receber um cruzado limpo no rosto. Percebendo a condição do tcheco, o árbitro interrompeu o confronto, determinando a vitória do brasileiro por nocaute.

Resultados do UFC 295

CARD PRINCIPAL

Peso meio-pesado (até 93kg.): Alex Poatan derrotou Jiri Prochazka por nocaute técnico a 4m08s do R2 – Luta pelo cinturão

Peso pesado (até 120,2kg.): Tom Aspinall derrotou Sergei Pavlovich por nocaute a 1m09s do R1 – Luta pelo cinturão interino

Peso palha (até 52,1kg.): Jessica Bate-Estaca derrotou Mackenzie Dern por nocaute a 3m15s do R2

Peso leve (até 70,3kg.): Benoit Saint-Denis derrotou Matt Frevola por nocaute a 1m31s do R1

Peso pena (até 65,7kg.): Diego Lopes derrotou Pat Sabatini por nocaute a 1m30s do R1

CARD PRELIMINAR 

Peso mosca (até 56,7kg.): Steve Erceg derrotou Alessandro Costa  na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso palha (até 52,1kg.): Loopy Godinez derrotou Tabatha Ricci na decisão dividida dos juízes (29-28, 29-28, 27-30)

Peso leve (até 70,3kg.): Mateusz Rebecki finalizou Roosevelt Roberts com uma chave de braço (ambar) a 3m08s do R1

Peso leve (até 70,3kg.): Nazim Sadykhov e Viacheslav Borshchev empataram na decisão majoritária dos juízes (29-28, 28-28, 28-28)

Peso leve (até 70,3kg.): Jared Gordon derrotou Mark O. Madsen por nocaute técnico (socos) a 4min42s do R1

Peso casado (até 62, 5kg.): John Castañeda derrotou Kyung Ho Kang na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso mosca (até 56,7kg.): Joshua Van derrotou Kevin Borjas na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso pena (até  65,7kg.): Jamall Emmers derrotou Dennis Buzukja por nocaute técnico (socos) a 49s do R1

Estatísticas do UFC 295

Quer ganhar uma luva autografada por Charles do Bronx?

O SUPER LUTAS e a Roobet fazem um sorteio e você não precisa gastar nada para participar.

Clique aqui para acessar o link, preencha seus dados, leia o regulamento e boa sorte.

Publicado por
Redação SUPER LUTAS