Publicidade

UFC 295: Poatan pode superar feito de McGregor, Cormier, Amanda Nunes e outros ao enfrentar Prochazka

A. Poatan se apresenta no UFC 295. Foto: Reprodução/Instagram

Alex Poatan pode fazer história no UFC se conquistar o segundo cinturão em apenas sete lutas. O brasileiro, que é ex-campeão dos médios (até 83,9kg.), vai enfrentar o tcheco Jiri Prochazka pelo título dos meio-pesados (até 93kg.) no UFC 295, em 11 de novembro, em Las Vegas.

Publicidade

Se vencer, Poatan será o lutador que mais rapidamente conseguiu dois cinturões na organização, superando nomes como Conor McGregor, Daniel Cormier, Amanda Nunes, Henry Cejudo, Georges St-Pierre e BJ Penn pela Era Moderna.

Veja Também

Poatan estreou no UFC em novembro de 2021, nocauteando Andreas Michailidis no segundo round. Em novembro de 2022, ele chocou o mundo ao nocautear Israel Adesanya, o então campeão invicto dos médios, na trilogia de luta nos tempos de kickboxing.

Publicidade

Em julho deste ano, Alex subiu de categoria e enfrentou o ex-campeão dos meio-pesados Jan Blachowicz, vencendo por decisão dividida. Agora, o brasileiro tem a chance de fazer história contra Prochazka.

Conor McGregor

O primeiro a aparecer na lista é Conor McGregor, o falastrão que conquistou o mundo do MMA com seu estilo agressivo e carismático.

Publicidade

O irlandês era o campeão dos penas ao bater Eddie Alvarez em novembro de 2016 e se tornou o campeão dos leves. Ele precisou de apenas 11 lutas no UFC para fazer história.

C. McGregor posa com seus antigos cinturões. Foto: Reprodução/Instagram @ufc

Daniel Cormier

O segundo a realizar essa proeza foi Daniel Cormier, que começou sua carreira no wrestling olímpico e consagrou como um dos maiores nomes do MMA.

Publicidade

O norte-americano já era o campeão dos meio-pesados e superou Stipe Miocic em julho de 2018, tendo também o cinturão peso pesado. O lutador precisou de 12 lutas no UFC para se consagrar.

D. Cormier (foto) e seus dois cinturões. Foto: Reprodução/Facebook UFC

Amanda Nunes

A terceira a conseguir esse feito foi Amanda Nunes, a brasileira que dominou as divisões femininas do UFC com sua força e técnica.

A Leoa já era a campeã dos galos quando nocauteou Cris Cyborg em dezembro de 2018 e se tornou a campeã dos penas. Ela precisou de 11 lutas no UFC para se tornar a rainha do MMA.

A. Nunes com os cinturões dos pesos galo e pena (Foto: Instagram/UFC)

Henry Cejudo

O quarto da lista é Henry Cejudo, que também veio do wrestling olímpico e se destacou no MMA com sua velocidade e versatilidade.

O Triplo C já era o campeão dos moscas ao bater TJ Dillashaw em janeiro de 2019 e se tornar o campeão dos galos também. Ele precisou de 11 lutas no UFC para se tornar o rei do MMA.

H. Cejudo posa com seus dois cinturões do UFC. Foto: Reprodução/Instagram @henry_cejudo

Georges St-Pierre

Georges St-Pierre é considerado por muitos como o maior lutador de todos os tempos.

Ele já era o ex-campeão dos meio-médios quando finalizou Michael Bisping em novembro de 2017 e saiu da aposentadoria para conquistar os pesos médios.

Para sair da aposentadoria, GSP precisou de 23 lutas no UFC para cravar ainda mais seu nome nas artes marciais.

G. St-Pierre foi campeão dos meio-médios e médios do UFC. Foto: Reprodução/Twitter @ufccanada

BJ Penn

O veterano BJ Penn possui a alcunha de ser um dos pioneiros do MMA moderno.

Ele já era o ex-campeão dos leves, venceu Matt Hughes em janeiro de 2004 e deteve o cinturão dos meio-médios. Ele precisou de apenas nove lutas no UFC para se tornar um ícone das artes marciais.

B. Penn foi campeão dos leves e dos meio-médios no UFC (Foto: Instagram/BJ Penn)

Alex Poatan pode fazer história

Alex Poatan, portanto, pode se tornar o sétimo lutador a conseguir dois cinturões no UFC, mas o primeiro a fazê-lo em apenas sete lutas. Ele também pode ser apenas o segundo brasileiro a realizar essa façanha, juntando-se a Amanda Nunes.

O brasileiro retorna ao octógono do Ultimate neste sábado (11), quando enfrenta Jiri Prochazka pelo cinturão dos meio-pesados (até 93kg) na luta principal do UFC 295, no Madison Square Garden, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Quer ganhar uma luva autografada por Charles do Bronx?

SUPER LUTAS e a Roobet fazem um sorteio e você não precisa gastar nada para participar.

Clique aqui para acessar o link, preencha seus dados, leia o regulamento e boa sorte.

Publicado por
Igor Ribeiro