Em preparação para o aguardado UFC 296, Ian Machado Garry foi surpreendido com aviso da Team Renegade, academia do campeão meio-médio (até 77,1kg.) Leon Edwards. Convidado a se retirar, o irlandês reagiu ao fato e demonstrou frustração com a atitude dos dirigentes do centro de treinamento. Segundo o atleta, a ordem foi dada devido a tentativa de ‘proteger’ o inglês.
“Leon e seu treinador tiveram um problema comigo treinando nos tatames e recentemente me pediram para não treinar lá. Porque ‘o Leon não quer inseguranças ou dúvidas nos próprios tatames, dentro da academia’, o que eu não entendo totalmente. Eu entendo que nós dois estamos no top 10 e você pode me ver como uma ameaça, mas eu não sou uma ameaça para você agora; não estou brigando pelo título agora. O treinador disse: “O Ian é uma ameaça, não posso ter o Leon com dúvidas ou insegurança sobre o assunto”, disse Garry ao ‘The Independent’.
Ao continuar sua fala, Ian defendeu seu ponto de vista e discordou da atitude da academia.
“Isso me faz pensar que alguém é fraco e não pode ter outro competidor treinando no tatame. É por isso que o conflito na academia é irritante. Para mim, por que não ter aquele outro cara de elite no tatame? Por que não treinar com ele? Por que não mandar ele te motivar? Por que não aprender e crescer uns com os outros?”, concluiu.
Cientes do posicionamento de Ian Garry, a academia onde o campeão treina rapidamente explicou razão para a retirada do atleta.
“Às vezes, os treinadores permitem que os lutadores entrem de fora, mas isso é um privilégio e não uma norma. Se os treinadores acharem que isso não está agregando à cultura da equipe, um lutador é impedido de entrar. A abordagem mais nômade de Ian Garry na preparação lhe deu ótimos resultados, mas não está em linha com o que estamos criando no Team Renegade. Isso não tem nada a ver com um lutador específico ou um treinador específico”, publicou a academia.
Após o episódio conturbado, Ian Machado Garry retornou para a Chute Boxe Diego Lima, onde está treinando para o duelo contra Vicente Luque, em 16 de dezembro, no UFC 296. Atualmente o lutador é o 10 colocado no ranking da categoria reinada por Leon Edwards.