Charles do Bronx ainda não tem data definida para voltar ao octógono, mas já sabe quem quer enfrentar na próxima luta. O brasileiro, que se recupera de um corte profundo no supercílio que o tirou do UFC 294, afirmou que seu objetivo ainda é lutar contra Islam Makhachev, campeão dos pesos leves (até 70,3kg.). No entanto, ele não descartou a possibilidade de uma revanche contra Justin Gaethje, seu antigo rival, pelo cinturão interino, caso o russo suba de peso.
“Eu acho que vai ser em janeiro ou fevereiro. É a próxima luta. O Islam (Makhachev) deve lutar em janeiro ou fevereiro, então é isso que vai acontecer. Se o Islam subir, com certeza eles vão colocar um cinturão interino e eu não teria problemas de enfrentar (Justin Gaethje). Tenho respeito por ele como lutador. Merece todo o respeito do mundo”, disse Charles em entrevista ao The MMA Hour.
Campeão entre 2021 e 2022, Charles perdeu o título de forma polêmica ao não bater o peso para lutar com Justin Gaethje. O brasileiro, no entanto, seguiu no evento e finalizou o norte-americano ainda no primeiro round. Meses depois, ele topou o desafio de ir à Abu Dhabi e lutar pelo cinturão vago contra Islam Makhachev.
No embate, Do Bronx acabou superado no segundo round e teve adiado o sonho de reassumir o trono. Em 2023, depois de atropelar Beneil Dariush, o lutador voltou a se credenciar a um embate pela cinta.
Charles teria a chance de se vingar de Makhachev no UFC 294, evento que aconteceu no último sábado (21/10). Porém, cerca de dez dias antes da luta acontecer, o ex-campeão teve um corte profundo no supercílio enquanto treinava defesa de quedas. Ele se recupera de lesão e ainda não voltou aos treinos.