O fã de MMA acordou nesta quarta-feira com uma triste notícia: o campeão dos pesados (até 120,2kg) Jon Jones sofreu uma grave lesão no ombro e o seu duelo contra Stipe Miocic, programado para o UFC 295, foi cancelado. Agora, Tom Aspinall e Sergei Pavlovich medirão forças pelo cinturão interino da categoria no dia 11 de novembro. Repercutindo o incidente, o SUPER LUTAS aponta um futuro de renovação para a divisão mais nobre das artes marciais.
Após finalizar Ciryl Gane no último mês de março e conquistar o cinturão dos pesados, Jones pediu ao Ultimate e foi atendido: foi escalado para enfrentar o ex-campeão Stipe Miocic no UFC 295, programado para o dia 11 de novembro, no Madison Square Garden, em Nova York. Entretanto, faltando aproximadamente 20 dias para o confronto, o ‘Bones’ sofreu uma grave lesão no ombro durante um treino de wrestling e precisará passar por cirurgia.
Devido ao longo tempo de recuperação previsto para Jones, oito meses, o Ultimate agiu rápido e cancelou o duelo com Miocic. Para não diminuir a importância e o status do card, a organização escalou os prospectos Sergei Pavlovich e Tom Aspinall, em um duelo que valerá o cinturão interino da categoria.
O plano da organização é que o novo campeão interino descanse após a conquista do título e espere pelo vencedor de Jones e Miocic, que ainda querem se enfrentar e a companhia já trabalha com a previsão de que o duelo aconteça no segundo semestre de 2024. Entretanto, existe a possibilidade de que esse embate não saia do papel nunca mais.
Com a saída de Jones do UFC 295, Miocic também foi retirado do card e aguardará o campeão linear se recuperar da lesão para enfrentá-lo no segundo semestre do ano que vem. Entretanto, em 2024, Stipe já terá completado três anos sem subir no octógono mais famoso do mundo e prestes a completar 42 anos. O longo tempo de inatividade e a idade já avançada até mesmo pra essa categoria, podem fazer o bombeiro de Cleveland anunciar a aposentadoria em breve.
Depois de conquistar o cinturão dos pesados, Jones já deu diversas declarações apontando que não teria interesse em enfrentar os novos nomes da categoria até 120,2kg, como Aspinall e Pavlovich, e mostrou indícios de que o duelo com Miocic seria o último de sua carreira. Com a provável aposentadoria de Stipe, ‘Bones’ pode pegar o mesmo caminho do antigo campeão e pendurar as luvas como profissional do esporte.
Com o adiamento de Jones x Miocic, a divisão dos pesados finalmente dará início à sua renovação na elite da categoria. De todo o top-10 da faixa de peso, apenas Jones, Miocic e Derrick Lewis possuem mais de 34 anos de idade. Em uma categoria que o atleta possui uma ‘vida útil’ maior, até mesmo Ciryl Gane, que tem 33 anos e já possui duas disputas de cinturão linear na carreira, volta a sonhar com um reinado no curto/médio prazo.
O vencedor de Aspinall x Pavlovich possui boas chances de ser efetivado como campeão linear da categoria, sem precisar passar pela unificação. Outro que pode vislumbrar um bom futuro após o acidente de Jones, é o brasileiro Jailton Malhadinho, protagonista do UFC São Paulo, que acontece no dia 04 de novembro,
De todo o top-10 da categoria, apenas o veterano russo Alexander Volkov, número seis do ranking, venceu seu último compromisso na organização. Caso Malhadinho vença bem o experiente Derrick Lewis no UFC São Paulo, o talentoso lutador brasileiro pode protagonizar uma boa furada de fila e lutar pelo título mais rápido do que ele mesmo esperava.
Em um cenário em que o vencedor de Pavlovich x Aspinall sofra alguma lesão séria e demore para retornar ao octógono, Malhadinho deve ser casado novamente com Blaydes, após o norte-americano se recuperar de lesão, em um claro title eliminator. Com isso, o atleta baiano pode realizar o seu sonho de lutar pelo cinturão no segundo semestre de 2024.
Tom Aspinall, Sergei Pavlovich, Jailton Malhadinho, Curtis Blaydes, Ciryl Gane….A lesão de Jones e a iminente aposentadoria de Miocic deram início à sonhada renovação na divisão dos pesados. E como diz aquele slogan famoso: na categoria até 120kg, ‘o futuro já começou’.