Além das performances dominantes no UFC 294, Islam Makhachev e Khamzat Chimaev chamaram atenção por homenagens à Palestina em seus discursos após as respectivas vitórias no show. Com celebrações contidas, os astros da organização se emocionaram a homenagear o país que vive guerra territorial violenta com Israel. As declarações aconteceram ainda no octógono.
Protagonista de verdadeiro massacre diante de Alexander Volkanovski, Makhachev foi incisivo em sua fala. O atleta reforçou o desejo de paz e declarou apoio à nação.
“Não vou comemorar a vitória hoje, porque coisas malucas estão acontecendo no mundo. Palestina, nós estamos com vocês. Parem com isso (guerra)”, clamou Makhachev.
Momentos antes da declaração do campeão russo, que defendeu o título dos leves (até 70,3kg.) pela segunda vez, Khamzat Chimaev também manifestou sua preocupação com o contexto envolvendo os países. Assim como Islam, o novo representante dos médios (até 83,9kg.) desabafou após o resultado positivo diante de Kamaru Usman.
“Vocês sabem o que está acontecendo no mundo neste momento. Não estava feliz lutando nesse fim de semana quando têm crianças morrendo. Não importa onde esteja: Síria, Afeganistão, Palestina, Palestina, Estados Unidos, não importa. Quando crianças morrem, é difícil. Tenho um filho de três meses esperando por mim em casa. Muçulmano, cristão, judeu, não importa. Por favor, fiquem juntos. Nos deixem viver felizes no mundo”, disse Chimaev, que, dias atrás, publicou imagem junto a Belal Muhammad, com a bandeira da Palestina.
Dentro do octógono e diante de sua torcida, Makhachev e Khamzat deram um verdadeiro show e agitaram o público. Enquanto o russo teve performance emblemática na revanche com Volkanovski, o ‘Lobo’ garantiu a disputa de título dos médios contra Strickland.