Atenção, Sean Strickland! Você pode correr, mas não se esconder. Khamzat Chimaev vem aí. Na luta co-principal do UFC 294, que aconteceu nesse sábado (21), o astro do peso médio (até 83,9kg) impôs sua luta agarrada de excelência sobre o ex-campeão Kamaru Usman e saiu vitorioso na decisão majoritária dos juízes. O show foi realizado na Ettihad Arena, em Abu Dhabi (EAU).
Com o triunfo, Chimaev segue invicto no MMA com 13 vitórias consecutivas, consolida todo o hype recebido desde sua chegada ao Ultimate e será o próximo desafiante do peso médio, contra o campeão Sean Strickland.
Ex-campeão dos meio-médios (até 77,1kg), Usman ainda não mostra sinais de decadência mas sofre sua terceira derrota consecutiva, a primeira na nova divisão. O nigeriano passa a ostentar o cartel de 20 triunfos e quatro reveses como profissional do esporte.
Ao soar do gongo, Chimaev quis cumprimentar Usman, que recusou a gentileza. Sem pensar duas vezes, o emiradense se jogou nas pernas de Usman e grudou no nigeriano como um carrapato para buscar a queda. O nigeriano lutou por alguns segundos mas não resistiu e caiu de costas para Chimaev que montado nas costas do ex-campeão, o golpeava e buscava a finalização. A primeira metade do round foi de domínio completo do ‘ex-sueco’, que seguia montado nas costas de Usman e tinha toda tranquilidade para buscar uma finalização ou seguir golpeando. O soar do gongo foi um alívio para Kamaru Usman, que finalmente se livrou de Chimaev.
A segunda parcial transcorreu com pouca ação e muito estudo por boa parte do round. Os dois lutadores voltaram mais ‘respeitosos’ e passaram a trocar poucos chutes e golpes no centro do cage. Nos 30 segundos finais, Chimaev entrou de novo nas pernas de Usman e manteve o nigeriano preso até o soar do gongo.
No início da terceira parcial, Chimaev tentou entrar nas pernas de Usman mas foi rechaçado. Os dois lutadores partiram para a trocação franca por alguns segundos, Chimaev tentou nova queda mas foi novamente rechaçado. Usman tentou encurtar, recebeu um cruzado de encontro e os dois voltaram a trocar golpes de forma franca. Na metade do round, Khamzat insiste em nova queda e consegue novamente deixar Kamaru de costas pro solo. Por cima na montada, o emiradense conseguia manter o nigeriano preso ao solo e o golpeava com socos no rosto . No minuto final, Usman conseguiu se levantar, os dois lutadores ainda trocaram alguns golpes de forma intensa no centro do cage, até o soar do gongo.