Em um momento em que os casos de doping tem aumentado e o controle de substâncias ilegais tem se intensificado por parte dos órgãos regulamentadores e do próprio UFC, mais um atleta da principal organização de MMA do mundo é pego em um teste antidroga. A Comissão Atlética da Califórnia informou que o norte-americano Brian Ortega foi flagrado nos exames do UFC on FOX 12, realizado no último dia 26 de julho, pelo uso do esteroide anabolizante drostanolona.
A entidade também anunciou que, pelo episódio, Brian Ortega será multado em US$ 2,5 mil (cerca de R$ 5,6 mil) e receberá uma suspensão de nove meses. Ortega é membro de uma academia ligada a um caso recente de doping no UFC, o do finalista do TUF 19 Kevin Casey.
No UFC on FOX 12, Brian Ortega, que fez sua estreia no Ultimate, havia estendido sua invencibilidade profissional para nove vitórias em nove lutas. Porém, com o resultado positivo no exame antidoping, o triunfo foi revertido para uma “luta sem resultado” em seu cartel, que agora é de oito vitórias e um no contest.