Kamaru Usman não é mais o campeão dos meio-médios (até 77kg.) do UFC, mas isso não significa que ele tenha perdido sua qualidade e seu potencial. O nigeriano aceitou o desafio de enfrentar Khamzat Chimaev, o astro em ascensão da organização, na luta co-principal do UFC 294, que acontece neste sábado (21/10), em Abu Dhabi.
Muitos fãs e analistas consideram que Kamaru está em desvantagem nessa luta, tanto pelo curto prazo de preparação quanto pela mudança de categoria.
Veja Também
No entanto, existem vários motivos para acreditar que o Pesadelo Nigeriano pode surpreender Chimaev e mostrar que ainda é um dos melhores do mundo.
Um desses motivos é a experiência de Usman em lutas grandes e de alto nível. O ex-campeão defendeu seu cinturão dos meio-médios cinco vezes, contra adversários como Colby Covington (2x), Jorge Masvidal (2x) e Gilbert Durinho.
Perdeu, mas…
Kamaru Usman só perdeu para Leon Edwards no UFC — sendo ambas pelo cinturão. Na primeira, o nigeriano dominava até o último minuto quando foi surpreendido com um chute na cabeça.
O segundo encontro foi perdido na decisão dividida, mas muitos especialistas acharam que ele venceu. Kamaru tem 20 vitórias e apenas três derrotas na carreira, sendo uma das maiores forças da divisão dos meio-médios na história. Ele, sequer, deu qualquer indício de que possa estar desacelerando ou caindo de nível.
Defesa de quedas de Kamaru Usman
Outro motivo é o estilo de luta do nigeriano, que pode causar problemas para Chimaev. Usman é um excelente wrestler, com três vezes NCAA All-American no currículo. Ele tem uma defesa de quedas impressionante, de 97%, uma das melhores da história do UFC. O lutador também é muito atlético, resistente e explosivo.
Kamaru nunca teve problemas com gás nas lutas e também não vai ficar pequeno na nova categoria. Ele já mostrou que pode nocautear adversários com jabs e diretos fortes, como fez com Masvidal, e também sabe usar as fintas e os ângulos para confundir os oponentes.
Chimaev, por sua vez, ainda não foi testado contra um lutador do nível de Usman. O sueco, que está invicto em 12 lutas, é um lutador agressivo e versátil, que mistura bem as quedas e os golpes. Não à toa é amplo favorito nas casas de apostas. No entanto, ele também correu riscos contra Gilbert Durinho, que fez luta equilibradas e perdeu apenas por pontos. Khamzat ainda não enfrentou um wrestler do calibre do ex-campeão, nem um trocador tão potente.
Motivação de voltar ao topo
Por fim, outra possível razão para a zebra é a motivação do Pesadelo Nigeriano para a luta. Ele aceitou o desafio de última hora para substituir Paulo Borrachinha, que sofreu grave infecção no cotovelo, e mostrou que tem sede de vitória. Quer provar seu valor no esporte. Era o melhor lutador do mundo, perdeu duas seguidas e está disposto a mostrar que sua melhor fase ainda não passou. Kamaru Usman sabe que uma vitória sobre Khamzat Chimaev pode colocá-lo em uma posição privilegiada para disputar o título dos pesos médios contra o ex-rival Sean Strickland.
Portanto, apesar de estar pagando em média 3.50, Usman não pode ser descartado nessa luta contra Chimaev. Kamaru tem experiência, estilo, qualidade e motivação para fazer uma grande apresentação no UFC 294 e mostrar que ainda é um dos melhores do mundo.
The 2021 resume of @Usman84kg 👑 pic.twitter.com/eA4LX7M805
— UFC (@ufc) January 10, 2022
Atenção: O texto acima é uma análise opinativa de Igor Ribeiro sobre a luta entre Usman e Chimaev no UFC 294. O que não reflete necessariamente a posição do site ou dos outros redatores.
Você precisa fazer login para comentar.