Considerado um dos maiores atletas da história da divisão dos meio-médios (até 77,1kg), o nigeriano Kamaru Usman começará uma nova caminhada em sua carreira no próximo sábado (21). Diante do astro Khamzat Chimaev, o ex-campeão fará sua estreia no peso médio (até 83,9kg) na luta co-principal do UFC 294, que será realizado na Ettihad Arena, em Abu Dhabi (EAU).
Usman chegou ao Ultimate em 2015 após vencer a vigésima primeira edição do reality show ‘The Ultimate Fighter’. Na maior organização de MMA do mundo, o nigeriano bateu nomes como Leon Edwards, Warlley Alves, Sean Strickland, Demian Maia e Rafael dos Anjos até chegar na sonhada disputa de cinturão, em março de 2019, contra Tyron Woodley.
Após bater o norte-americano na decisão unânime dos juízes, Usman iniciou um reinado que durou pouco mais de três anos e defendeu seu título batendo grandes nomes como Colby Covington, Jorge Masvida e Gilbert Durinho.
O nigeriano foi destronado em agosto de 2022 após ser brutalmente nocauteado em uma revanche com Leon Edwards. Na aguardada trilogia, em março do ano seguinte, Usman não conseguiu recuperar o seu título e foi derrotado em uma apertada decisão majoritária.
Depois do novo revés, Usman decidiu subir de categoria e aceitou enfrentar o astro Khamzat Chimaev com apenas 11 dias de antecedência. O aguardado embate acontecerá no UFC 294, que será realizado no próximo sábado (21).