O UFC 294 terá um duelo de campeões entre o líder do peso pena (até 65,7kg.) Alexander Volkanovski e o dono do cinturão dos leves (até 70,3kg.) Islam Makhachev. A luta foi marcada às pressas depois de Charles do Bronx, que seria o desafiante original do russo, se lesionar durante um treino e abandonar o evento.
O sambô é uma modalidade que combina técnicas de luta agarrada, arremessos, chaves e golpes. Ela ficou mais conhecida no MMA pela atuação do ex-campeão do UFC Khabib Nurmagomedov, que é mentor e companheiro de treino de Makhachev.
No entanto, o técnico de Volkanovski, Craig Jones, não parece ter muito respeito pelo sambô. Em entrevista ao Submission Radio, o especialista em jiu-jitsu afirmou que o australiano vai acabar com a arte marcial russa caso derrote Makhachev no UFC 294.
“Uma vitória sobre Islam faz dele um homem que refutou o sambô. Isso superará seu legado no esporte, porque desperdiçamos outra arte marcial. A maioria das artes marciais foram mortas em 1993, de alguma forma o sambô mancou e permaneceu até 2023. Então Volkanovski mata o sambô e vamos parar de ouvir falar dessa dançarina russa”, disse Jones.
Jones ainda brincou que confundiu o “sambô” com a dança brasileira “samba”, e que seria mais assustador ver Islam dançando do que lutando.
“Quando ouvi isso pela primeira vez, pensei que eles estavam falando sobre a dança brasileira do samba. E, honestamente, essa é uma perspectiva mais assustadora, o Islam dançando o samba brasileiro”, ironizou Jones.
O UFC 294 acontecerá no dia 21 de outubro, na Etihad Arena, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Além da luta principal entre Makhachev e Volkanovski, o evento terá outros combates interessantes, como Kamaru Usman contra Khamzat Chimaev, enquanto Magomed Ankalaev fica frente a frente com Johnny Walker.