O UFC anunciou que encerrará sua parceria com a USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos) a partir de 2024 e que contratará uma nova empresa para cuidar dos testes antidoping de seus atletas. A escolhida foi a Drug Free Sport International, que já trabalha com outras grandes ligas esportivas, como NFL, MLB, NBA, NASCAR e outras organizações.
A decisão foi motivada por uma série de desentendimentos entre o UFC e a USADA, especialmente em relação ao tratamento dado ao astro Conor McGregor, que passou por um longo período fora de testes da organização. O vice-presidente executivo e conselheiro geral da organização, Hunter Campbell, criticou duramente a postura da USADA e de seu CEO, Travis Tygart, em uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (11/10).
Veja Também
Campbell disse que a USADA tratou McGregor de forma diferente de como tratou qualquer outro atleta no passado e que isso gerou uma quebra de confiança entre as partes. Ele também afirmou que Tygart “perdeu a cabeça” em uma ligação telefônica na última segunda-feira, depois que soube que o UFC estava indo em uma direção diferente.
UFC x USADA
O UFC e a USADA iniciaram sua parceria em 2015, com o objetivo de combater o uso de substâncias proibidas no esporte e garantir uma competição justa e segura. Desde então, mais de 20 mil testes foram realizados e mais de 100 atletas foram punidos por violações das regras antidoping.
O Ultimate revelou que os testes da USADA continuarão até o final do ano e que lançará um novo programa no novo ano, com a Drug Free Sport cuidando da coleta de amostras e do envio para laboratórios credenciados pela WADA (Agência Mundial Antidoping).
Você precisa fazer login para comentar.