UFC rompe contrato com USADA após polêmica com Conor McGregor

Dana White (esq.) e Conor McGregor (dir.) em coletiva pelo UFC. Foto: Reprodução/Instagram @thenotoriousmma

Dana White (esq.) e Conor McGregor (dir.) em coletiva pelo UFC. Foto: Reprodução/Instagram @thenotoriousmma

O UFC anunciou nesta quarta-feira (11/10) que não vai renovar o contrato com a USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos), que era responsável pelo controle de substâncias proibidas na organização desde 2015. A decisão foi tomada após divergências sobre a situação de Conor McGregor, que retornou ao grupo de testes em outubro, após dois anos de hiato.

Publicidade

Segundo um comunicado oficial publicado no site da USADA, a organização decidiu seguir outro caminho a partir de 1º de janeiro de 2024, quando termina o vínculo atual. A entidade afirmou que houve reuniões em maio deste ano sobre uma possível renovação do contrato, mas que a direção do UFC mudou de ideia no último dia 9 de outubro.

Veja Também

McGregor anunciou seu retorno ao octógono, mas não estava no grupo de testes da USADA desde abril de 2021. Para voltar a lutar, ele precisaria cumprir um período de seis meses de testes, conforme as regras da empresa. O irlandês se inscreveu novamente no grupo de testes em outubro, mas ainda não está claro se ele poderá lutar em janeiro.

Publicidade

Parceria entre USADA e UFC chega ao fim

O UFC não divulgou se vai continuar a fazer controle de substâncias proibidas, seja em parceria com outra entidade ou por conta própria.

A USADA era a responsável por esse serviço desde 2015, quando o Ultimate adotou uma política antidoping mais rigorosa, após uma série de casos envolvendo lutadores famosos, como Anderson Silva e Jon Jones.

Publicidade

Publicado por
Igor Ribeiro