Pego de surpresa com saída de Charles do Bronx da luta principal do UFC 294, Islam Makhachev optou por seguir no evento e pediu que o Ultimate arranjasse algum oponente. Após tentativa falha com Justin Gaethje, o russo foi escalado para enfrentar Alexander Volkanovski novamente. Questionado sobre o que sentiu ao saber da notícia, o atleta não hesitou ao responder.
“Estou feliz porque na nossa última luta tivemos muitas questões em aberto e agora todas as respostas estarão em Abu Dhabi”, afirmou Makhachev em entrevista a Aaron Bronsteter.
Vitorioso no primeiro encontro contra Volkanovski, Makhachev defendeu o título com sucesso ao derrotar o australiano na decisão unânime dos juízes, em evento realizado no país do adversário. Apesar do resultado, muitos fãs e profissionais contestaram a opinião dos juízes na ocasião. O confronto foi realizado no UFC 284, em 12 de fevereiro deste ano.
Novos protagonistas do UFC 294, os atletas voltam a se enfrentar em 21 de outubro, em Abu Dhabi. Campeão dos penas (até 65.7kg.) atualmente, Volkanovski busca chance de se tornar duplo campeão caso derrote o rei dos leves (até 70,3kg.). Atualmente, o australiano aparece como grande azarão após aceitar o duelo com 11 dias de antecedência.