Após grande reviravolta no cenário principal do UFC 294, Islam Makhachev falou sobre revanche contra Alexander Volkanovski e revelou bastidores das negociações com Ultimate para chegar a esse acordo. A 10 dias do evento, o russo afirmou que se manteve tranquilo diante do ocorrido e reforçou intenção de se apresentar no aguardado evento em Abu Dhabi.
“Eu acordei cedo para fazer as orações e após isso vi mensagens do meu empresário Ali (Abdelaziz) falando que meu adversário (Do Bronx) estava fora. E eu só respondi a ele que gostaria de lutar, não importa com quem. Quero lutar em Abu Dhabi porque estou perto, estou treinando duro há três meses e quero bater em alguém”, disse Makhachev em entrevista a Aaron Bronsteter.
Apesar de estar agendado para enfrentar Volkanovski, o russo revelou que tentaram entrar em acordo com Justin Gaethje para o confronto.
“Achei que eles iam me dar (Mateusz) Gamrot, ouvi que ele pegaria a luta. Mas quando eles disseram que seria Volkanovski, não foi uma surpresa pra mim. O que ele tem a perder? Pegando a luta com dez dias em cima da hora, vai vir sem colocar sem cinturão em jogo e fará dinheiro, é isso. É difícil pegar alguém com 10 dias, eu ouvi que eles ligaram para o Gaethje, mas o Gaethje falou que não conseguiria bater o peso em 10 dias. Claro que não quero lutar contra qualquer um, só pedi que achassem alguém”, concluiu.
Protagonista do UFC 294, Islam Makhachev estava escalado anteriormente para enfrentar Charles do Bronx. A mudança foi realizada após o brasileiro sofrer corte profundo no supercilio, que o impediu de seguir no combate.
Rumo à segunda defesa de título, Makhachev realiza revanche contra Volkanovski em 21 de outubro. No primeiro encontro, o russo derrotou o australiano na decisão unânime dos juízes.