O UFC São Paulo sofreu uma mudança de última hora na sua luta principal. O brasileiro Jailton Malhadinho, que estava escalado para enfrentar o norte-americano Curtis Blaydes no dia 4 de novembro, terá um novo adversário no octógono: Derrick Lewis, que aceitou substituir o compatriota lesionado. A informação foi confirmada pela Ag.Fight.
Malhadinho, que ocupa a nona posição no ranking dos pesos pesados (até 120,2kg.), vem de cinco vitórias consecutivas na organização, sendo a última sobre Shamil Abdurakhimov por finalização no primeiro round, em janeiro. O baiano busca dar mais um passo rumo ao almejado cinturão da categoria, mas terá pela frente um desafio diferente do que esperava.
Lewis, que é o décimo colocado no ranking, é conhecido por sua força e poder de nocaute. O norte-americano tem 27 vitórias na carreira, sendo 22 por nocaute, e 11 derrotas. Em sua última luta, o lutador venceu Marcos Rogério de Lima por nocaute técnico no primeiro round, em julho. Ele já enfrentou Blaydes em fevereiro de 2021 e o nocauteou no segundo round.
A troca de adversário traz ônus e bônus para Malhadinho, que terá que adaptar sua estratégia para o novo oponente. Por um lado, Lewis tem uma defesa de quedas bem pior do que Blaydes, assim como o jogo no solo e no jiu-jitsu Malhadinho, que é faixa-preta de jiu-jitsu e tem 12 vitórias por finalização, pode levar vantagem nesse aspecto.
Além disso, o Black Beast é mais midiático do que Blaydes, então uma possível vitória de Malhadinho pode impulsionar ainda mais seu nome na divisão dos pesados.
Por outro lado, Derrick Lewis é melhor em pé do que Blaydes, tendo até nocauteado o lutador no passado. No jogo de trocação, Malhadinho pode levar a pior se não tomar cuidado com os golpes potentes do próximo rival.
Outro ponto negativo é que Lewis é o décimo do ranking, enquanto Malhadinho é o nono. Em tese, Malhadinho está olhando para trás e apenas defende sua posição no ranking. Blaydes, por exemplo, era o quinto e uma vitória sobre ele poderia colocar Malhadinho mais perto de uma disputa de título.
O UFC São Paulo será realizado no Ginásio do Ibirapuera e terá outras 13 lutas no card. Entre os destaques estão os duelos entre Caio Borralho e Abus Magomedov, além de outros nomes como Gabriel Bonfim, Vitor Petrino e Rodolfo Vieira.