Destaque no Bellator 300, Liz Carmouche atuou de forma estratégica e manteve o cinturão dos moscas (até 56,7kg.). Na luta que abriu o card preliminar, em evento realizado neste sábado (7), em San Diego, a veterana fez valer a experiência e massacrou a desafiante Ilima-Lei Macfarlane. Ao se aproveitar de lesão na perna esquerda sofrida pela rival no segundo round, a campeã chegou à vitória via nocaute na última etapa do confronto.
Com a vitória, Carmouche teve êxito em sua segunda defesa de título. Antiga representante do UFC, a lutadora de 39 anos assumiu o trono em 2022, quando bateu a então detentora do título, Juliana Valasquez.
Primeira campeã na história dos moscas no Bellator, Macfarlane vivia situação atípica no cage circular. Depois de não bater o peso exigido na véspera do evento, a havaiana não poderia levar o cinturão para casa, em caso de resultado positivo.
A luta começou com Macfarlane tomando a iniciativa com um jab. A campeã circulava pelo cage e buscava o melhor momento para atacar. Carmouche adotava cautela nos primeiros minutos e pouco investia contra a desafiante. Com respeito pelo wrestling da adversária, Liz lutava na longa distância. Ilima, também evitava entrar no raio de ação da oponente. A etapa acabou com as atletas se encarando no centro do cage.
No segundo round, as atletas voltaram para o confronto mais agressiva, após serem repreendidas pelo árbitro pela falta de combatividade no primeiro round. A campeã apostava nos ataques na longa distância, assim como a desafiante. As atletas não eram contundentes, e apostavam em golpes pontuais. Com o decorrer do confronto, parte do público passou a vaiar as lutadoras, que entregavam embate monótono. Nos segundos finais, Liz passou a combinar chutes e socos e tentava intimidar a adversária.
O terceiro assalto começou com Macfarlane tomando a iniciativa, com um jab e direto. Na sequência, a desafiante lançou um chute na linha de cintura da campeã, ação respondida na mesma moeda por Carmouche. Ainda no primeiro minuto, Ilima acusou um chute de Liz foi à lona. A havaiana ficou de pé, mas mancava pelo cage circular. Liz passou a atacar a perna lesionada da adversária, que voltou a se desequilibrar. Macfarlane voltou a se levantar, mas era presa fácil dos chutes baixos da oponente. O incômodo de Lei na perna esquerda era evidente, e a campeã tentava tirar vantagem da situação. Mesmo com visível incômodo, Macfarlane conseguiu encurtar a distância e pressionou Carmouche contra as grades, mas não havia mais tempo.
No quarto round, a vantagem seguia com Carmouche, que apostava nos contragolpes. Ainda no primeiro minuto, Liz voltou a levar a rival à lona com um chute baixo. Liz permitiu que a adversária se levantasse e seguiu minando a perna esquerda da oponente. Com dois minutos passados, a desafiante já não apresentava muita mobilidade. Mancando pelo cage, a lutadora sofria com os ataques precisos da oponente.
Logo nos segundos iniciais do último round, Carmouche conectou um chute preciso no joelho lesionado da adversária. Imediatamente, Macfarlane gritou e desabou. Percebendo a condição da desafiante, o árbitro interrompeu o confronto.
CARD PRINCIPAL
Peso leve (até 70,3kg): Usman Nurmagomedov derrotou Brent Primus na decisão unânime dos juízes (50-45, 50-45, 50-45) – luta pelo cinturão e semifinal do torneio
Peso pena (até 65,7kg): Cris Cyborg derrotou Cat Zingano por nocaute a 4m01s do R1 – luta pelo cinturão
Peso mosca (até 56,7kg): Liz Carmouche derrotou Ilima-Lei Macfarlane por nocaute a 17s do R5- luta pelo cinturão
CARD PRELIMINAR
Peso galo (até 61,2kg): Bobby Seronio III derrotou Alberto Garcia na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso pena (até 65,7kg): Leah McCourt derrotou Sara McMann por nocaute técnico a 4m30s do R1
Peso leve (até 70,3kg): Sergio Cossio finalizou Jesse Roberts com um katagatame a 4m05s do R3
Peso pena (até 65,7kg): Kai Kamaka III derrotou Henry Corrales na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 30-27)
Peso pesado (até 120,2kg): Slim Trabelsi derrotou Davion Franklin por finalização técnica (desistência) a 3m09s do R1
Peso meio-pesado (até 93kg): Dovletdzhan Yagshimuradov derrotou Maciej Rozanski na decisão unânime dos juízes (30-29, 29-28, 29-29)
Peso casado (até 79,3kg): Mukhamed Berkhamov derrotou Herman Terrado na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso médio (até 83,9kg): Grant Neal derrotou Romero Cotton na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-29)
Peso mosca (até 56,7kg): Jena Bishop finalizou Iilara Joanne com uma chave de braço a 2m45s do R1
Peso pesado (até 120,2kg): Josh Hokit finalizou Spencer Smith com um katagatame a 3m48s do R3