O ano de 2023 tem sido marcado por muitos testes antidoping realizados pela USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos) nos lutadores do UFC. A entidade divulgou uma atualização sobre os atletas mais testados neste ano e o brasileiro Paulo Borrachinha lidera a lista, com 33 amostras coletadas.
O peso médio (até 83,9kg.), que já brincou com o assunto nas redes sociais usando a hashtag ‘Secret Juice’, vem de uma vitória por decisão unânime sobre Luke Rockhold e se prepara para enfrentar Khamzat Chimaev no UFC 294, em 21 de outubro.
Em segundo lugar na lista dos mais testados está Charles Johnson, com 26 testes. O peso mosca (até 56,7kg.) estreou no UFC em julho de 2022 e, desde então, já fez cinco lutas – quatro só em 2023.
A terceira colocada é outra brasileira: Ariane Sorriso, com 23 testes. A peso palha (até 52,1kg.) é uma das lutadoras mais fortes da categoria e tem quatro apresentações – com duas vitórias e duas derrotas – na organização.
Outros brasileiros que aparecem na lista dos mais testados pela USADA são Jéssica Bate-Estaca (19 testes), Elizeu Capoeira (14 testes) e Amanda Nunes (13 testes).
A USADA é a entidade responsável pelo programa antidoping do UFC desde 2015 e realiza testes surpresa nos lutadores durante todo o ano. Os atletas que forem flagrados com substâncias proibidas podem ser punidos com suspensões ou multas.