Alistair Overeem, ex-lutador de MMA e kickboxing, anunciou sua candidatura ao parlamento holandês pelo partido de direita Belang van Nederland (BvNL), ou Interesses dos Países Baixos, em tradução livre. O anúncio foi feito nas redes sociais, em um evento do partido em Amsterdã.
Overeem, que tem 43 anos, se aposentou dos esportes de combate em julho deste ano, após uma carreira de 24 anos que incluiu passagens pelo PRIDE, Strikeforce, UFC e Glory. Ele foi campeão peso-pesado do Strikeforce, campeão interino peso-pesado do DREAM e campeão do K-1 World Grand Prix, sendo o único lutador da história a conquistar um título mundial de um evento de MMA e do K-1 ao mesmo tempo.
Overeem disse que decidiu entrar na política porque quer contribuir para o futuro do seu país. Ele afirmou que se identifica com os valores do BvNL, que defende o liberalismo e conservadorismo. Ele também já havia criticado publicamente o governo holandês durante a crise da COVID-19. Na ocasião, o lutador disparou contra as medidas impostas no país durante a pandemia.
As eleições parlamentares na Holanda estão previstas para novembro de 2023. O BvNL foi fundado em 2021 por dissidentes do Fórum pela Democracia (FvD), outro partido de direita que enfrentou uma crise interna por acusações de nazismo e antissemitismo.