Confirmado como adversário de Alex Poatan em luta pelo cinturão vago dos meio-pesados (até 93kg.) do UFC, Jiri Prochazka surpreendeu ao revelar episódio inusitado vivido em luta contra Dominick Reyes em 2021. Em entrevista divulgada pelo ‘Combat Talk’, o tcheco admitiu ter sido nocauteado perto do minuto final do segundo round. A cena, no entanto, passou despercebida e, momentos depois, o lutador reverteu o drama, vencendo na via rápida.
“Em um momento, levei um chute na cabeça quando ele estava no chão. Foi um nocaute, mas ninguém sabe disso. Por um ou dois segundos, eu fiquei apagado. Eu tentava encontrar o corpo dele (Reyes) para travar o confronto. Precisei de três segundos para respirar e entender onde estava”, contou Prochazka.
Para a felicidade de Jiri e sua equipe, o susto não levou o atleta à derrota. Momentos depois da cena (veja abaixo), o combatente ficou de pé e conquistou um dos desfechos mais emblemáticos daquela temporada.
Com uma cotovelada giratória, Prochazka apagou Reyes de forma instantânea. O triunfo levou o lutador ao desafio contra o campeão da época, Glover Teixeira, já em 2022. Diante do brasileiro, o tcheco teve sua maior conquista, quando finalizou o mineiro no fim do quinto round.
Como campeão, Prochazka não conseguiu realizar uma defesa de cinturão sequer. Nas vésperas da revanche contra Glover, o tcheco acabou sofrendo grave lesão no ombro, que o forçou a abrir mão do trono.
Fora de ação desde o fim de 2022, Jiri se prepara para seu retorno ao octógono. Em 11 de novembro, o lutador medirá forças com Alex Poatan em desafio pelo cinturão vago dos meio-pesados.