Joe Rogan ataca USADA e apoia uso de reposição hormonal para lutadores do UFC

J. Rogan é o principal comentarista do UFC. Foto: Reprodução/Instagram @joerogan

Joe Rogan causou polêmica ao pedir que o UFC corte relações com a USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos) e defenda o uso de tratamento de testosterona (TRT) pelos lutadores.

Publicidade

Em um episódio recente de seu podcast, The Joe Rogan Experience, o comentarista do UFC criticou a atuação da USADA no controle de doping no MMA e sugeriu que a organização fizesse seus próprios testes internos.

Veja Também

“Eu acho que o negócio da USADA foi um erro. Eu realmente acho que eles deveriam fazer tudo internamente, porque a USADA faz coisas como, bem, eles não fazem mais, mas eles faziam coisas como acordar os caras às 6h30 da manhã no dia da pesagem e testá-los. Era uma loucura, uma loucura, para lutas de título mundial. Uma loucura”, disse Rogan.

Publicidade

Rogan também se mostrou favorável ao uso de testosterona pelos atletas mais velhos, que teriam uma vantagem mental, mas uma desvantagem física em relação aos mais jovens.

Ele argumentou que a testosterona não seria uma substância trapaceira, mas sim uma forma de manter os níveis normais do hormônio.

Publicidade

“Com a testosterona, você pode pegar um cara que é um atleta mais velho, que tem uma mente mais velha, que pensa como um veterano. Eles entendem melhor o jogo, estão mais maduros, mas o corpo deles simplesmente não funciona mais da mesma forma. Muita gente tem na cabeça que é trapaça, né? Acham que tem uma conotação negativa na mente de muitas pessoas que a reposição de testosterona é: ‘Oh, você está tomando esteróides. Você está trapaceando’. Seria bom para os lutadores se o UFC administrasse isso. Você não pode administrar isso sozinho. A quantia (de testosterona) que você recebe. Vamos garantir que seu exame de sangue permaneça dentro da normalidade. Então você está apenas mantendo”, afirmou Rogan.

Publicidade

Parceria entre UFC e USADA

A parceria entre o UFC e a USADA começou em 2015, com o objetivo de combater o uso de substâncias proibidas no esporte. Desde então, vários lutadores foram flagrados em exames antidoping e suspensos pela entidade. Alguns casos foram atribuídos a suplementos contaminados ou medicamentos permitidos fora do período de competição.

O Ultimate ainda não se pronunciou sobre as declarações de Rogan e nem sobre a possibilidade de romper com a USADA.

Publicado por
Igor Ribeiro
Leia mais sobre: Joe RoganUFCUSADA