O dia 3 de outubro de 2015 está marcado na carreira do atual campeão dos leves (até 70,3kg.) do Ultimate, Islam Makhachev. Há exatos oito anos, o lutador tratado como melhor aluno de Abdulmanap Nurmagomedov, falecido pai de Khabib, era surpreendido pelo brasileiro Adriano Martins e amargava a primeira e única derrota no MMA profissional. O desfecho aconteceu de forma relâmpago, com pouco menos de dois minutos, no UFC 192.
Nas imagens (veja abaixo), é possível acompanhar o momento do desfecho avassalador no confronto. Após arriscar um direto de esquerda, o russo acabou surpreendido pelo contragolpe fulminante de Martins e foi à lona. Percebendo a condição de Islam, o árbitro Frank Collazo optou por interromper o desafio.
O tropeço, à época, gerou desconfiança por parte dos fãs sobre a capacidade da então promessa da American Kickboxing Academy (AKA). Após a dura derrota em seu segundo compromisso na empresa, Makhachev se ausentou das competições por cerca de um ano.
O triunfo diante do russo representou o último resultado positivo de Adriano em sua trajetória no Ultimate. Após o grande resultado, o brasileiro amargou dois reveses, até seu desligamento da companhia, no fim de 2017.
O choque de realidade sofrido no UFC 192 acabou se mostrando benéfico a Islam Makhachev. Depois da derrota, o russo comprovou sua evolução luta após luta.
Desde o massacre, o pupilo de Khabib Nurmagomedov realizou 12 confrontos, tendo sucesso em todos eles. Em um dos embates, ocorrido em outubro de 2022, o lutador conquistou o cinturão dos leves na disputa contra Charles do Bronx.
Hoje, o russo segue no topo da categoria, somando uma defesa de título, essa, diante de Alexander Volkanovski, no início de 2023.
Dono de série invicta invejável, Makhachev se prepara para novo desafio. No UFC 284, o astro russo volta a dividir o octógono com Charles do Bronx e volta a colocar seu título em jogo.