Um caso dramático aconteceu no último sábado (23/9) no Eternal MMA 79, evento de MMA realizado em Queensland, na Austrália.
O peso pena Brogan Stewart-Ng tentou usar uma defesa de estrangulamento pouco comum, que consistia em não se defender com as mãos do golpe aplicado pelo seu adversário George Mangos.
O lance ocorreu no primeiro round da luta, quando Mangos encaixou um estrangulamento via mata-leão em Stewart-Ng, que estava por baixo. Em vez de tentar soltar o braço do adversário com as mãos ou bater em desistência, o lutador simplesmente relaxou o corpo e ficou imóvel, como se estivesse apagado.
O árbitro central se aproximou para verificar se ele estava consciente, mas Stewart-Ng não reagiu e estava realmente apagado. Ele interrompeu a luta e declarou a vitória de Mangos por finalização.
A cena logo viralizou na internet e os fãs compararam a situação com a de Kevin Lee x Michael Chiesa, no UFC em 2017, quando Chiesa foi finalizado por Lee com um mata-leão e depois alegou que não tinha batido nem apagado.