Referência na luta em pé, Alex Poatan que acumula títulos mundiais no kickboxing e no MMA, é alvo de criticas e questionamentos sobre o uso da ‘guarda baixa’ durante os confrontos. Apesar de já ter sofrido nocautes na carreira, o brasileiro mantém a tática utilizada para surpreender os adversários.
Em vídeo publicado pelo mestre Rangel Farias (veja abaixo), Poatan aparece explicando razão para não lutar com a guarda alta a todo momento. Segundo o brasileiro, a estratégia é totalmente calculada e somente utilizada quando ambos atletas não possuem chances de acertarem socos durante o confronto.
Escalado para disputar cinturão nos meio-pesados (até 93kg.), o brasileiro se prepara para enfrentar Jiri Prochazka, atleta também conhecido pela versatilidade na trocação. Apontado como favorito nas casas de apostas, o brasileiro pode vingar derrota sofrida por Glover Teixeira, que atualmente é seu técnico e parceiro de treinos.
Em busca de conquistar segundo título em trajetória no Ultimate, Poatan retorna a Nova Iorque, palco que triunfou sobre Israel Adesanya, um ano após feito inédito. Em evento capitaneado por Jon Jones x Stipe Miocic, o brasileiro se apresenta na penúltima luta da noite em duelo válido pelo título vago da categoria até 93kg.