O UFC pode estar prestes a mudar o seu sistema de rankings, que atualmente lista os 15 melhores lutadores de cada categoria de peso. Em coletiva de imprensa após o Contender Series, o presidente da organização, Dana White, revelou que a organização está discutindo a possibilidade de expandir os rankings para ter 20 atletas.
White explicou que a ideia surgiu em uma reunião de matchmaking, onde ele percebeu que a divisão dos meio-médios (até 77kg.) estava praticamente toda com lutas marcadas. Segundo ele, isso dificulta a criação de novos confrontos e oportunidades para os atletas que estão fora do top 15.
Veja Também
“A divisão dos meio-médios seria um bom exemplo. Estamos no matchmaking, e literalmente toda a divisão no top 15 tem lutas. Uma das coisas que nós conversamos na semana passada no matchmaking foi, agora estender nossos rankings até 20 ao invés de 15”, disse White.
O que mudaria no novo ranking do UFC?
A expansão dos rankings poderia beneficiar outras divisões que também contam com um grande número de lutadores competitivos, como os pesos galos (até 61,2kg.) e os pesos leves (até 70,3kg.). Por outro lado, poderia ser um desafio para categorias mais escassas, como os pesos moscas (até 56,7kg.) masculinos, que já têm dificuldade em preencher o top 15 com nomes relevantes.
Dana White não deu uma data para a implementação da mudança nos rankings, mas disse que está em conversas com sua equipe para avaliar a viabilidade da proposta. Os rankings do UFC são atualizados semanalmente por um painel de jornalistas especializados em MMA, que votam nos melhores lutadores de cada divisão e no ranking peso-por-peso.
Você precisa fazer login para comentar.