Jacob Malkoun teve uma noite para esquecer no UFC Vegas 79, realizado no último sábado (23/9) na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. O australiano enfrentava o americano Cody Brundage em uma luta válida pela categoria dos médios (até 83,9kg.), mas acabou sendo desclassificado no primeiro round após acertar um golpe ilegal na nuca do adversário.
Malkoun, que vinha de uma vitória sobre Nick Maximov em outubro de 2022, dominava a luta com facilidade no chão, mostrando sua superioridade no wrestling e no jiu-jítsu. Ele chegou a montar em Brundage e aplicar uma série de socos, mas um deles atingiu a região proibida da nuca, que é considerada sensível e perigosa.
O árbitro Mark Smith interrompeu a luta imediatamente e pediu para que os médicos examinassem Brundage, que se mostrava muito abalado e com dificuldade para se levantar.
Após alguns minutos de análise, Smith decidiu desclassificar Malkoun e declarar o norte-americano como vencedor por nocaute técnico.
Malkoun ficou frustrado com a decisão e protestou, alegando que o golpe foi acidental e que ele não teve a intenção de machucar o adversário. No entanto, as imagens da transmissão mostraram claramente que o soco foi ilegal e que Brundage estava impossibilitado de continuar na luta.
Cody Brundage, que também vinha de uma sequência de três reveses seguidos no Ultimate, não comemorou o resultado e alegou que os fãs vão o acusar de “fingir dor” para vencer a luta.