O primeiro ato de Alexandre Pantoja como campeão peso mosca (até 56,7kg) do Ultimate está confirmado. O brasileiro defende o título da categoria contra Brandon Royval na luta co-principal do UFC 296, no dia 11 de dezembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por Dana White através de anúncio nas redes sociais na noite da última quarta-feira (20).
Este será o segundo encontro entre Alexandre Pantoja e Brandon Royval no octógono. Os dois se enfrentaram em agosto de 2021, quando o brasileiro saiu vitorioso com uma finalização por mata-leão no segundo assalto.
A vitória sobre Brandon Royval faz parte de uma sequência de quatro triunfos conquistados por Alexandre Pantoja no octógono, que culminou na conquista do cinturão peso mosca contra Brandon Moreno no UFC 290, em julho deste ano. Na ocasião, o brasileiro superou e destronou o mexicano na decisão dividida dos juízes após uma ‘guerra’ de cinco rounds.
Do outro lado, Brandon Royval se recuperou bem da derrota sofrida contra o brasileiro e emplacou uma sequência de vitórias sobre Rogério Bontorin, Matt Schnell e, mais recentemente, Matheus Nicolau, para se credenciar à disputa de cinturão. O norte-americano ocupa a quarta colocação no ranking do peso mosca.
A disputa de cinturão entre Alexandre Pantoja e Brandon Moreno será a segunda luta mais importante do UFC 296, último card numerado de 2023. Na luta principal do evento, Leon Edwards defende o título dos meio-médios (até 77,1kg) contra Colby Covington.