Alex Poatan já tem data e adversário para a disputa do cinturão dos meio-pesados (até 93 kg.). O brasileiro, que é ex-campeão dos médios (até 83,9 kg.), vai em busca do título contra o tcheco Jiri Prochazka. A luta será a atração co-principal do UFC 295, evento que acontece dia 11 de novembro, em Nova York (EUA).
Na luta diante de Prochazka, Poatan terá a chance de vingar seu mentor, Glover Teixeira. Em junho de 2022, o mineiro vencia o tcheco no UFC 275 até o último round, mas acabou finalizado faltando apenas 28 segundos para o fim.
Alex Poatan e Jiri Prochazka vão lutar pelo cinturão vago dos meio-pesados, que está sem dono desde julho, quando Jamahal Hill abandonou o trono para tratar de uma grave lesão.
O UFC 295 vai acontecer no Madison Square Garden, tradicional palco dos esportes em Nova York. O local já recebeu lutas históricas como o primeiro embate entre Muhammad Ali contra Joe Frazier no boxe, além de lutas de Mike Tyson e Anthony Joshua.
O Madison Square Garden, ou simplesmente MGS, também traz boas recordações para Alex Poatan. Foi lá que o brasileiro debutou no octógono e nocauteou Andreas Michailidis no UFC 268, em novembro de 2021. Exatamente um ano depois, no UFC 281, o Poatan voltou ao mesmo local para derrotar Israel Adesanya e conquistar o cinturão dos médios. Dessa vez, em novembro de 2023, Alex vai tentar o feito que nenhum outro homem brasileiro conseguiu: conquistar o cinturão do UFC em duas categorias diferentes.
Alex Poatan, de 36 anos, é multicampeão no Glory, tradicional evento de luta em pé. No MMA, o brasileiro tem um histórico profisional de oito vitórias e duas derrotas, sendo cinco triunfos e apenas um revés no UFC. Em sua última luta, o brasileiro derrotou o polonês Jan Blachowicz, ex-campeão dos meio-pesados, no UFC 291, em julho.
Por sua vez, Jiri Prochazka é bem mais experiente na modalidade. O tcheco, também especialista na luta em pé, tem um cartel de 29 vitórias, três derrotas e um empate no MMA.
Prochazka não luta desde junho de 2022, quando finalizou Glover Teixeira e conquistou o cinturão da categoria em um dos melhores combates de 2022. A revanche era prevista para dezembro do mesmo ano, mas ele sofreu uma grave lesão no pescoço, se afastou do octógono e chegou a abrir mão do título para não travar a categoria. Agora, quase 17 meses depois de sua última apresentação, Jiri tenta reconquistar o trono da divisão até 93 kg.
A luta entre Alex Poatan e Jiri Prochazka será a segunda luta mais importante do UFC 295. Na atração principal do show, Jon Jones fará sua primeira defesa de título dos pesos pesados contra o ex-campeão Stipe Miocic.
Alem de Alex Poatan o programa de lutas do UFC 295 conta com mais três brasileiros escalados até o momento. A sesanção Diego Lopes encara Pat Sabatini, enquanto Mackenzie Dern e Jéssica Bate-Estaca fazem o combate 100% tupiniquim Confira abaixo o programa de lutas do evento (sujeito a alterações).
Peso pesado: Jon Jones x Stipe Miocic -Luta pelo cinturão
Peso meio-pesado: Alex Poatan x Jiri Prochazka – Luta pelo cinturão
Peso médio: Derek Brunson x Roman Dolidze
Peso mosca: Kevin Borjas x Joshua Van
Peso palha: Mackenzie Dern x Jéssica Bate-Estaca
Peso mosca: Matt Schnell x Steve Erceg
Peso leve: Jared Gordon x Mark O. Madsen
Peso pena: Pat Sabatini x Diego Lopes
Peso pena: Jamall Emmers x Dennis Buzukja
Peso leve: Mateusz Rebecki x Nurullo Aliev