A rivalidade entre Alexa Grasso e Valentina Shevchenko ganhou mais um capítulo. O presidente do UFC, Dana White, confirmou que as duas lutadoras vão se enfrentar pela terceira vez, em uma trilogia histórica para o MMA feminino.
A data e o local ainda não foram definidos, mas White revelou que a luta pode acontecer no México, país natal da campeã.
Grasso e Shevchenko se enfrentaram pela primeira vez em março deste ano, no UFC 285, em Las Vegas. Na ocasião, a mexicana surpreendeu a então campeã dos moscas e finalizou Shevchenko com um estrangulamento no quarto round, conquistando o cinturão da categoria. Foi a primeira derrota de Shevchenko na divisão, após sete defesas de título bem-sucedidas.
A revanche aconteceu em setembro, no UFC Noche, também em Las Vegas. O combate foi muito equilibrado e terminou em um empate dividido, após cinco rounds de muita trocação e alternância de domínio. Grasso manteve o título, mas não convenceu os fãs e a imprensa especializada. Shevchenko, por sua vez, reclamou da decisão dos juízes e pediu uma nova chance de recuperar o cinturão.
White atendeu ao pedido da quirguistanesa e garantiu que a trilogia vai acontecer. Segundo ele, é a luta que precisa acontecer e é a coisa certa a fazer. Ele também afirmou que Shevchenko está se recuperando bem de uma lesão na mão sofrida na última luta e que poderá voltar a treinar em breve.
“Nós vamos fazer a revanche. É a luta que precisa acontecer. Estamos confortáveis com a situação de Valentina no que diz respeito à lesão. Acho que Valentina pode começar a trocar golpes novamente em três meses ou um pouco menos. Então, estamos bem”, declarou o cartola.
Enquanto isso, as outras candidatas ao título terão que esperar ou se enfrentar. É o caso de Erin Blanchfield e Manon Fiorot, que ocupam as posições de número 2 e 3 no ranking dos moscas, respectivamente.
Blanchfield vem de uma vitória sobre Taila Santos no UFC Singapura, enquanto Fiorot derrotou Namajunas em sua estreia na categoria no UFC Paris. As duas já trocaram provocações na mídia e podem se enfrentar em breve para definir a próxima desafiante ao cinturão.