A vitória de Sean Strickland sobre Israel Adesanya pelo cinturão dos pesos médios (até 83,9kg.) no UFC 293 foi elogiada por muitos especialistas e lutadores, que reconheceram o mérito do novo campeão.
Um deles foi Gregory Robocop, que analisou o que aconteceu no octógono. Em entrevista ao Connect Cast, o brasileiro disse que o norte-americano fez uma luta inteligente e soube explorar as fraquezas de nigeriano.
“Strickland fez boxe. Ele é um lutador do jab e direto. É esquisito e difícil, mas o Adesanya se frustrou, já que estava confiante que iria nocautear. Não é que ele estava irreconhecível. O outro que fez o que poderia ter feito. O Strickland achou o caminho, acreditou e faz muito bem. O estilo dele sempre vai complicar um kickboxer”, opinou Robocop.
O UFC 293, realizado em Sydney, na Austrália, teve uma grande surpresa na luta principal. O americano Sean Strickland derrotou o favorito Israel Adesanya por decisão unânime dos juízes e se tornou o novo campeão dos pesos médios da organização.
O norte-americano usou seu boxe afiado e sua confiança para dominar o ex-campeão, que não conseguiu impor seu jogo de trocação e sofreu com os golpes potentes do desafiante.
Strickland chegou ao UFC em 2014 como um lutador promissor, mas teve altos e baixos na carreira. Em 2018, ele sofreu um grave acidente de moto que quase encerrou sua trajetória no esporte. Porém, o norte-americano se recuperou e voltou com tudo em 2020, vencendo sete lutas em nove até chegar ao título.
Com a vitória sobre Adesanya, Strickland se tornou o primeiro norte-americano a conquistar o cinturão dos médios desde Luke Rockhold em 2015. Ele também se tornou o primeiro lutador a vencer Adesanya por pontos na carreira do nigeriano. Agora, o novo campeão espera por seu próximo desafiante.