No último sábado (16), muitos fãs foram surpreendidos pelo empate entre Alexa Grasso e Valentina Shevchenko na luta principal do Noche UFC, valendo o cinturão das moscas (até 56,7kg). Embora não seja algo corriqueiro, esta não foi a primeira vez que uma disputa de título terminou empatada na história do UFC.
Pensando nisso, a equipe do SUPER LUTAS relembra as outras cinco vezes em que os juízes declararam empate em lutas por cinturão no UFC:
O primeiro empate em disputas de cinturão no Ultimate aconteceu há mais de 20 anos, em fevereiro de 2003. Na ocasião, BJ Penn e Caol Uno se enfrentavam na final de um torneio de quatro lutadores valendo o cinturão vago dos leves (até 70,3kg).
Ao fim dos cinco rounds, um juiz marcou vitória de Penn, outro de Uno e o terceiro um empate em 48-48. Com isso, o título permaneceu vago até 2006, quando Sean Sherk se tornou campeão ao superar Kenny Florian.
O segundo empate da lista aconteceu também na divisão dos leves (até 70,3kg). No primeiro dia de 2007, Frankie Edgar e Gray Maynard se enfrentaram em um clássico instantâneo pelo cinturão da categoria.
Em busca da segunda defesa do título, Edgar sobreviveu a um ‘atropelo’ de Maynard no primeiro round e conseguiu se recuperar nos rounds seguintes. Ao fim dos cinco assaltos, o duelo terminou em empate dividido (47-47, 48-46, 46-48) e Edgar manteve o cinturão.
Frankie Edgar e Gray Maynard, que já haviam se enfrentado em 2008, voltaram a se enfrentar meses após o empate. Desta vez, ‘The Answer’ voltou a suportar a pressão inicial do ‘The Bully’ e conseguiu o nocaute técnico no quarto assalto.
O terceiro empate da lista aconteceu na divisão dos meio-médios (até 77,1kg) e teve como protagonistas o então campeão Tyron Woodley, que buscava a primeira defesa de título, e o desafiante Stephen Thompson.
Após cinco rounds repletos de reviravoltas, um dos juízes apontou vitória por 48 a 47 de Woodley, enquanto os outros dois marcaram empate em 47 a 47.
No tira-teima, em março de 2017, o campeão defendeu o título em uma decisão majoritária (48-47, 47-47, 48-47).
A rivalidade entre Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno, que resultou na primeira quadrilogia da história do Ultimate, teve início com um empate, no UFC 256, em dezembro de 2020.
No terceiro round do duelo, Deiveson teve um ponto deduzido por conta de um golpe baixo. Ao fim dos cinco assaltos, um juiz marcou vitória do brasileiro por 48 a 46, enquanto os outros dois viram empate em 47 a 47.
Os dois voltariam a se enfrentar em mais três oportunidades, com vantagem do mexicano, que saiu vencedor duas vezes.
Antes de ‘Grasso x Shevchenko 2’, o último empate em disputas de cinturão no Ultimate havia ocorrido na disputa do cinturão vago dos meio-pesados (até 93kg) em dezembro de 2022, no UFC 282.
Após cinco arrastados rounds de um duelo monótono, a disputa de cinturão terminou em empate majoritário (47-48, 48-46 e 47-47).
O descontentamento da organização com o duelo foi tanto que a revanche não foi marcada. Em vez disso, Jamahal Hill e Glover Teixeira lutaram pelo título no mês seguinte, com vitória do norte-americano.