Publicidade

Alexa Grasso empata batalha contra Valentina Shevchenko e mantém cinturão dos moscas no Noche UFC

Alex Grasso (dir.) manteve o cinturão dos moscas no Noche UFC. Foto: Reprodução/Twitter @UFC

Marcada pelo equilíbrio, a luta principal do Noche UFC, realizada neste sábado (16), em Las Vegas (EUA), terminou em empate, para delírio da torcida mexicana. Em evento que homenageou a Independência do México, a campeã dos moscas (até 56,7kg.) Alexa Grasso teve bons e maus momentos diante da lendária Valentina Shevchenko, que, por vezes, esteve perto do triunfo. Ao fim de cinco rounds parelhos, com reviravoltas em dados cenários, o empate na decisão dividida dos juízes foi anunciado, mantendo, pela regra, a detentora do título no topo da divisão.

Publicidade

Com a vitória, Grasso volta a fazer história. Mesmo sem o resultado positivo, a mexicana impediu que o ícone do grupo retomasse o cinturão que defendeu entre 2018 e 2023.

Veja Também

Considerada por muitos como a melhor lutadora de todos os tempos, Shevchenko teve influência direta no desfecho. No quinto round, que poderia decidir a luta, a quirguistanesa acabou cometendo erro e entrou em queda de maneira equivocada, caindo em posição de desvantagem e dando chances para a recuperação da oponente.

Publicidade

Equilíbrio total

A luta começou com Shevchenko tomando a iniciativa com um chute baixo. A ex-campeã era agressiva e conectou, na sequência, dois diretos. Valentina seguia liderando as ações e tentava intimidar a detentora do título. Grasso encontrava dificuldades em encurtar a distância, pois, ao se aproximar, era atingida por chutes e socos da adversária. Embora não fosse contundente, o volume de golpes fazia com que Valentina controlasse a oponente. Quase no minuto final, Shevchenko conseguiu queda e passou a iniciar as transições. A ex-campeão conseguiu chegar às costas, mas Alexa conseguiu explodir e ficou de pé. Nos segundos finais, a quirguistanesa pressionava a oponente contra as grades, mas não havia mais tempo.

No segundo round, Grasso atacou primeiro, com jab seguido de chute baixo. Ainda no primeiro minuto, Shevchenko tentou queda, mas, desta vez, Alexa se protegeu bem. Com um minuto passado, Grasso surpreendeu Valentina com um direto de direita, que explodiu limpo no rosto da quirguistanesa. Shevchenko desabou, mas logo ficou de pé. A campeã partiu para cima e buscava o nocaute. Shevchenko conseguiu se afastar e, na sequência, conseguiu queda providencial contra a oponente. Por cima, Shevchenko buscava espaço para agredir no ground and pound, enquanto Grasso tentava travar o desafio. Nos segundos finais, a campeã mostrava perigo mesmo por baixo, enquanto Shevchenko tinha dificuldades em desenvolver a estratégia.

Publicidade

O terceiro assalto começou com as lutadoras iniciaram o confronto trocando chutes baixos e jabs no centro do octógono. O desafio era ‘lá e cá’, até que Valentina conseguiu nova queda, com pouco mais de um minuto disputado. Por cima, Shevchenko arriscou uma guilhotina. Grasso tentava se proteger, mas a quirguistanesa pressionava. A situação era dramática para a campeã, que tentava sobreviver à investida da desafiante. Na metade da etapa, Alexa conseguiu se defender da posição, mas Valentina conseguiu chegar às costas. A ex-campeã ensaiava um mata-leão, enquanto Grasso tentava evitar o avanço da oponente. Nos segundos finais, Grasso fez força e tentou se desvencilhar, mas não havia mais tempo.

No quarto round, Grasso atacou primeiro, com um jab. Valentina respondeu na mesma moeda. Shevchenko se soltava e pontuava com sequência de jabs na longa distância. Com dois minutos passados, Valentina entrou em queda, mas Alexa se protegeu. Quase na metade do round, foi a vez de Grasso derrubar a ex-campeã, mas a quirguistanesa logo reverteu a posição. Grasso fez força e conseguiu ficar de pé, se afastando da rival na sequência. No minuto final, Shevchenko aplicou nova queda. Alexa conseguiu ficar de pé, mas era pressionada contra as grades. Na sequência, a mexicana aplicou giro e entrou em uma chave de calcanhar, mas o cronômetro zerou.

Publicidade

A última etapa começou com Grasso lançando jab e direto no rosto da adversária. Shevchenko voltou a atuar com golpes na longa distância e evitava a aproximação. Restando quase um minuto, Valentina entrou em queda, mas acabou caindo em posição de desvantagem. Com Alexa nas costas, a ex-campeã sofria ataques no ground and pound. Grasso buscava espaço para um mata-leão, enquanto a ex-campeã tentava resistir. Shevchenko se protegia e aguardava o fim da etapa. Grasso tentou novo mata-leão, mas não havia mais tempo.

Resultados do Noche UFC

CARD PRINCIPAL

Peso mosca (até 56,7kg): Alexa Grasso e Valentina Shevchenko empataram na decisão dividida dos juízes (48-47, 47-48, 47,47) – luta pelo cinturão

Peso meio-médio (até 77,1kg): Jack Della Maddalena derrotou Kevin Holland na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)

Peso galo (até 61,2kg): Raul Rosas Jr. derrotou Terrence Mitchell por nocaute técnico a 54s do R1

Peso leve (até 70,3kg): Daniel Zellhuber finalizou Christos Giagos com um triângulo de mão a 3m26s do R2

Peso pena (até 65,7kg): Kyle Nelson derrotou Fernando Padilla na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 39-27)

CARD PRELIMINAR 

Peso palha (até 52,1kg): Lupita Godinez finalizou Elise Reed com um mata-leão a 3m38s do R2

Peso médio (até 83,9kg): Roman Kopylov derrotou Josh Fremd por nocaute técnico a 4m44s do R2

Peso mosca (até 56,7kg): Edgar Chairez x Daniel Miojo terminou em ‘no contest’ após interrupção a 3m47s do R1

Peso mosca (até 56,7kg): Tracy Cortez derrotou Jasmine Jasudavicius na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)

Peso leve (até 70,3kg): Charlie Campbell derrotou Alex Reyes por nocaute técnico (socos) a 3min38s do R1

Peso palha (até 52,1kg): Josefine Knutsson derrotou Marnic Mann na decisão unânime dos juízes (30-24, 30-25, 30-27)

Estatísticas do Noche UFC

Publicado por
Redação SUPER LUTAS