Neste sábado (16), na luta principal do Noche UFC, Valentina Shevchenko tem a chance de recuperar o cinturão peso mosca (até 56,7kg) do Ultimate em revanche imediata contra a campeã Alexa Grasso, responsável por finalizá-la e destroná-la em março deste ano. Caso isso aconteça, a ex-campeã entrará para uma seleta lista de atletas que retomaram o trono em revanches imediatas.
Para entrar no clima do evento, a equipe do SUPER LUTAS preparou uma lista com os cinco lutadores que recuperaram os títulos nesta condição.
Considerado um dos grandes responsáveis pela evolução do UFC, Randy Couture traçou uma trajetória de glórias no MMA. O atleta, no entanto, passou por altos e baixos dentro da companhia.
Em 2003, o norte-americano fez história ao conquistar o título dos meio-pesados (até 93kg.) contra Chuck Liddell, somando seu segundo título desde sua estreia na companhia. No ano seguinte, em sua segunda defesa de título, no entanto, o atleta acabou superado por Vitor Belfort, após sofrer uma lesão no olho. Sem o título, Couture teve a chance de reaver o trono contra o brasileiro e, desta vez, não deixou dúvidas, retomando o título após por nocaute técnico (via interrupção médica) no terceiro round.
O segundo duelo da lista vem acompanhado de um asterisco porque, embora tenha se tratado de uma revanche imediata para Stipe Miocic, destronado no primeiro confronto, o mesmo não pode ser dito para Daniel Cormier, que defendeu o cinturão contra Derrick Lewis no meio-tempo.
Na segunda luta entre os dois, em 2020, Miocic devolveu o nocaute sofrido na temporada anterior, reassumindo o topo absoluto da categoria.
Protagonistas da maior rivalidade da história do peso mosca (até 56,7kg), Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias do mexicano, uma do brasileiro e um empate no primeiro confronto.
O recorte em questão, no entanto, trata especificamente do segundo e o do terceiro duelos. Após ser finalizado e destronado por Moreno no segundo encontro, Deiveson Figueiredo deu o troco e recuperou o título em revanche imediata. O mexicano até conseguiu conquistar novamente o título contra o brasileiro, mas antes disso precisou superar Kai Kara-France pelo cinturão interino da categoria.
Maior lutadora na história do UFC, Amanda Nunes viveu um episódio improvável no fim de 2021. Diante da desprestigiada Julianna Peña, a brasileira conheceu a primeira derrota após uma série invicta 12 resultados positivos na companhia. Finalizada pela ‘Megera Venezuelana’, a baiana se despediu momentaneamente do cinturão que ostentava desde 2016.
Sem o título, Nunes teve a revanche imediata meses depois. Diante da oponente, a brasileira provou que o tropeço na rodada anterior não passou de obra do acaso e recuperou o trono após dominar a adversária por cinco rounds.
A última vez em que um campeão retomou o cinturão em revanche imediata teve como protagonista Israel Adesanya. Dominante por anos no peso médio, o nigeriano conheceu a primeira derrota na categoria ao ser nocauteado pelo arquirrival dos tempos de kickboxing Alex Poatan em 2022.
Na revanche, realizada em abril deste ano, Adesanya deu o troco e nocauteou brutalmente o brasileiro na luta principal do UFC 287, reconquistando o cinturão que viria a perder novamente para Sean Strickland no UFC 293, realizado no último sábado (9).
Frankie Edgar x Benson Henderson
Anderson Silva x Chris Weidman
Joanna Jedrzejczyk x Rose Namajunas
Max Holloway x Alexander Volkanovski
Weili Zhang x Rose Namajaunas