Neste sábado (16), na luta principal do Noche UFC, Valentina Shevchenko tem a chance de recuperar o cinturão peso mosca (até 56,7kg) do Ultimate em revanche imediata contra a campeã Alexa Grasso, responsável por finalizá-la e destroná-la em março deste ano. Caso isso aconteça, a ex-campeã entrará para uma seleta lista de atletas que retomaram o trono em revanches imediatas.
Para entrar no clima do evento, a equipe do SUPER LUTAS preparou uma lista com os cinco lutadores que recuperaram os títulos nesta condição.
Randy Couture x Vitor Belfort (2004)
Considerado um dos grandes responsáveis pela evolução do UFC, Randy Couture traçou uma trajetória de glórias no MMA. O atleta, no entanto, passou por altos e baixos dentro da companhia.
Em 2003, o norte-americano fez história ao conquistar o título dos meio-pesados (até 93kg.) contra Chuck Liddell, somando seu segundo título desde sua estreia na companhia. No ano seguinte, em sua segunda defesa de título, no entanto, o atleta acabou superado por Vitor Belfort, após sofrer uma lesão no olho. Sem o título, Couture teve a chance de reaver o trono contra o brasileiro e, desta vez, não deixou dúvidas, retomando o título após por nocaute técnico (via interrupção médica) no terceiro round.
Stipe Miocic x Daniel Cormier (2020)*
O segundo duelo da lista vem acompanhado de um asterisco porque, embora tenha se tratado de uma revanche imediata para Stipe Miocic, destronado no primeiro confronto, o mesmo não pode ser dito para Daniel Cormier, que defendeu o cinturão contra Derrick Lewis no meio-tempo.
Na segunda luta entre os dois, em 2020, Miocic devolveu o nocaute sofrido na temporada anterior, reassumindo o topo absoluto da categoria.
Deiveson Figueiredo x Brandon Moreno (2022)
Protagonistas da maior rivalidade da história do peso mosca (até 56,7kg), Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias do mexicano, uma do brasileiro e um empate no primeiro confronto.
O recorte em questão, no entanto, trata especificamente do segundo e o do terceiro duelos. Após ser finalizado e destronado por Moreno no segundo encontro, Deiveson Figueiredo deu o troco e recuperou o título em revanche imediata. O mexicano até conseguiu conquistar novamente o título contra o brasileiro, mas antes disso precisou superar Kai Kara-France pelo cinturão interino da categoria.
Amanda Nunes x Julianna Peña (2022)
Maior lutadora na história do UFC, Amanda Nunes viveu um episódio improvável no fim de 2021. Diante da desprestigiada Julianna Peña, a brasileira conheceu a primeira derrota após uma série invicta 12 resultados positivos na companhia. Finalizada pela ‘Megera Venezuelana’, a baiana se despediu momentaneamente do cinturão que ostentava desde 2016.
Sem o título, Nunes teve a revanche imediata meses depois. Diante da oponente, a brasileira provou que o tropeço na rodada anterior não passou de obra do acaso e recuperou o trono após dominar a adversária por cinco rounds.
Israel Adesanya x Alex Poatan (2023)
A última vez em que um campeão retomou o cinturão em revanche imediata teve como protagonista Israel Adesanya. Dominante por anos no peso médio, o nigeriano conheceu a primeira derrota na categoria ao ser nocauteado pelo arquirrival dos tempos de kickboxing Alex Poatan em 2022.
Na revanche, realizada em abril deste ano, Adesanya deu o troco e nocauteou brutalmente o brasileiro na luta principal do UFC 287, reconquistando o cinturão que viria a perder novamente para Sean Strickland no UFC 293, realizado no último sábado (9).
Relembre os dez atletas que falharam em recuperar o cinturão em revanches imediatas:
Frankie Edgar x Benson Henderson
Anderson Silva x Chris Weidman
Joanna Jedrzejczyk x Rose Namajunas
Max Holloway x Alexander Volkanovski
Weili Zhang x Rose Namajaunas
Você precisa fazer login para comentar.