UFC 293: Como Strickland fez o impossível, venceu Adesanya e entrou na lista de maiores zebras da história

Norte-americano não teme forte jogo do rival na trocação e faz história como o maior azarão a se tornar campeão dos médios do UFC

Sean Strickland é o novo campeão do UFC. Foto: Reprodução/Twitter/@ufc

Sean Strickland é o novo campeão do UFC. Foto: Reprodução/Twitter/@ufc

Sean Strickland entrou no octógono do UFC 293 como um grande azarão contra o campeão dos médios (até 83,9kg.) Israel Adesanya. Ninguém esperava que ele fosse capaz de desafiar o nigeriano na sua especialidade: a trocação. Mas foi exatamente isso que ele fez.  

Em uma das maiores surpresas da história de lutas pelo cinturão no UFC, o norte-americano dominou por cinco rounds e venceu por decisão unânime dos juízes. 

PUBLICIDADE:

Veja Também

Sean Strickland em luta no UFC. Foto: Reprodução/Facebook UFC
Sean Strickland campeão UFC 293. Foto: Reprodução/Instagram/@ufc
Israel Adesanya - UFC 293. Foto: Reprodução/Twitter @stylebender
 

Strickland não se intimidou com a fama e o talento de Adesanya e mostrou confiança e técnica impressionantes, acertando mais golpes e com mais precisão do que o campeão.  

PUBLICIDADE:

Ele não tentou levar a luta para o chão, como muitos achavam que seria sua única chance. O novo campeão enfrentou Adesanya de igual para igual na posição vertical e saiu vitorioso. 

PUBLICIDADE:

Strickland é a maior zebra da história? 

Sean Strickland fez história como uma das maiores zebras de todos os tempos no UFC. Ele se junta a um seleto grupo de lutadores que conseguiram chocar o mundo ao derrotar campeões dominantes em suas categorias. Entre eles, estão Matt Serra, que nocauteou Georges St-Pierre em 2007; Holly Holm, que nocauteou Ronda Rousey em 2015; e Julianna Pena, que finalizou Amanda Nunes em 2021. 

No entanto, a vitória de Strickland tem um diferencial em relação às outras: ele venceu o campeão em seu próprio jogo. Serra aproveitou brecha de St-Pierre e o nocauteou com um soco. Holm jogou na distância e surpreendeu Rousey com um chute na cabeça. Peña usou a pressão, cansou Amanda Nunes e finalizou com um mata-leão.  

O norte-americano não precisou de um golpe de sorte ou de uma estratégia específica para vencer Adesanya. Ele simplesmente foi melhor do que o Stylebender na trocação, algo que ninguém esperava. Mostrou que não é apenas um lutador duro e resiliente, mas também um striker habilidoso e inteligente. Provou que merece ser o novo campeão dos médios do UFC. 

PUBLICIDADE:
Leia Mais sobre: , , , ,