O UFC 293, realizado no último sábado (9/9) em Sydney, na Austrália, teve uma surpresa histórica na luta principal. O norte-americano Sean Strickland venceu o favorito Israel Adesanya por decisão unânime dos juízes e se tornou o novo campeão peso médio (até 83,9kg.) da organização. O resultado chocou o mundo do MMA e também o narrador do UFC no Brasil, André Azevedo, que teve que cumprir uma promessa ousada feita antes do combate.
André Azevedo, que é a voz oficial do UFC no país desde 2023, havia publicado em seu Twitter uma montagem de Strickland com o cinturão e afirmado que rasparia sua barba de dez anos caso o desafiante tirasse o título de Adesanya. “Já imaginou? Se isso acontecer eu raspo a minha amada barba cultivada cuidadosamente há 10 anos”, escreveu o narrador na rede social.
A promessa parecia improvável, já que Adesanya era considerado um dos melhores lutadores do UFC e vinha de uma vitória avassaladora sobre Alex Pereira, seu antigo algoz no kickboxing. No entanto, Strickland mostrou uma performance impressionante e dominou o campeão durante os cinco rounds, impondo sua pressão e volume de golpes. Os três juízes laterais deram a vitória para Strickland por 49-46, 49-46 e 49-46.
Com o resultado, Strickland se tornou o terceiro lutador a derrotar Adesanya no MMA e conquistou o cinturão dos médios em sua primeira disputa de título. O americano ampliou sua sequência invicta para três lutas e chegou a 28 vitórias na carreira, sendo 13 por nocaute.
Após a luta, André Azevedo não fugiu da promessa e raspou a barba ao vivo durante a transmissão do UFC Fight Pass, a plataforma de streaming exclusiva da organização. O narrador recebeu a ajuda do comentarista Carlão Barreto e do ex-lutador Demian Maia, que o apoiaram com uma máquina elétrica usados para cortar os pelos faciais de André.