Em uma luta eletrizante, o angolano Manel Kape venceu o brasileiro Lipe Detona por decisão unânime dos juízes no UFC 293, realizado em Sydney, na Austrália, neste sábado (9/9). O combate foi válido pelo peso mosca (até 56,7kg.) e marcou a estreia do brasileiro na organização.
Apesar de mostrar muita garra e coração, o brasileiro não conseguiu superar a potência e a precisão dos golpes de Kape, que conquistou sua quarta vitória consecutiva no UFC.
Manel, agora, soma um cartel de 19 resultados positivos e seis negativos. Detona, por sua vez, sofre a primeira derrota na carreira e ostenta um retrospecto de 7 triunfos e um revés.
A luta foi um verdadeiro show de trocação, com os dois atletas se alternando em momentos de vantagem e desvantagem. No primeiro round, Detona começou pressionando Kape, mas acabou sendo derrubado por um golpe frontal. O brasileiro se recuperou e acertou uma joelhada que abalou o angolano.
No segundo round, Detona voltou a acertar um direto que fez Kape sentir, mas também foi contragolpeado com força.
No terceiro e último round, os dois lutadores partiram para a guerra, trocando golpes violentos que levantaram o público. Kape levou a melhor na maioria das trocas e ainda conseguiu uma queda no final, garantindo a vitória na decisão dos juízes.
OAlexander Volkov mostrou toda a sua versatilidade e venceu Tai Tuivasa por finalização no segundo round do UFC 293. A luta foi válida pelo peso pesado (até 120,2kg.) e teve um desfecho surpreendente, com Volkov aplicando um raro estrangulamento Ezequiel, que é executado de dentro da guarda do adversário.
A luta começou com Volkov usando sua maior envergadura para manter a distância e acertar chutes na cabeça de Tuivasa, que tentava encurtar e conectar seus socos potentes. O australiano chegou a acertar um bom golpe que fez Volkov recuar, mas não conseguiu capitalizar.
No segundo round, Volkov conseguiu uma queda e ficou por cima de Tuivasa, além de surpreender o australiano ao encaixar o estrangulamento Ezequiel. A finalização forçou o australiano a bater em desistência.
O UFC 293 também teve um confronto de pesos pesados (até 120,2kg.) entre Justin Tafa e Austen Lane, que terminou com um nocaute brutal no primeiro round.
Tafa mostrou sua potência e precisão ao acertar Lane com uma série de golpes devastadores que o deixaram inconsciente no octógono. O combate começou melhor para o australiano, que partiu para cima do rival com uma combinação que derrubou o norte-americano.
Justin aproveitou a brecha e desferiu outro direito que derrubou Austen.Um golpe de misericórdia selou a vitória do dono da casa por nocaute aos 2m23seg do primeiro round.
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília)
Peso médio (até 83,9kg.): Israel Adesanya x Sean Strickland – pelo cinturão
Peso pesado (até 120,2kg.): Alexander Volkov derrotou Tai Tuivasa por finalização (Ezequiel) aos 4m37s do R2
Peso mosca (até 56,7kg.): Manel Kape derrotou Felipe dos Santos na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)
Peso pesado (até 120,2kg.): Justin Tafa derrotou Austen Lane por nocaute técnico (socos) ao 1m22s do R1
Peso meio-pesado (até 93kg.): Tyson Pedro derrotou Anton Turkalj por nocaute (socos) aos 2m12s do R1
CARD PRELIMINAR (19h30, horário de Brasília)
Peso meio-pesado (até 93kg.): Carlos Ulberg derrotou Da Woon Jung por finalização (mata-leão) a 4min59s do R3
Peso pena (até 65,7kg.): Chepe Mariscal derrotou Jack Jenkins por nocaute técnico a 3min19s do R2
Peso leve (até 70,3kg.): Jamie Mullarkey derrotou John Makdessi na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso leve (até 70,3kg.): Nasrat Haqparast derrotou Landon Quiñones na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso meio-médio (até 77kg.): Charlie Radtke derrotou Mike Diamond na decisão unânime dos juízes (29-27, 29-27, 29-27)
Peso pena (até 65,7kg.): Gabriel Miranda derrotou Shane Young por finalização (mata-leão) aos 59s do R1
Peso meio-médio (até 77kg.): Kevin Jousset derrotou Kiefer Crosbie por finalização (mata-leão) aos 4m49s do R1